Metodologias ativas na Atenção Primária à Saúde e Estratégia Saúde da Família
revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2022.v25.37386Palavras-chave:
Revisão, Ensino, Atenção Primária à Saúde, Estratégia Saúde da FamíliaResumo
Introdução: Conduziu-se uma revisão de escopo voltada à identificação de estudos realizados no contexto da Atenção Primária à Saúde ou Estratégia Saúde da Família cujo desenvolvimento envolvera o emprego de ao menos uma forma de Metodologia Ativa. Desenvolvimento: A busca ocorrera em março de 2022 e considerou o emprego de 18 estratégias distintas que deveriam compor a seção Título dos manuscritos. Foram recuperados sete manuscritos, envolvendo cenários de graduação, estágio, residência, preceptoria e avaliação curricular envolvendo sete estratégias ativas de ensino-aprendizagem. Conclusão: A ausência da avaliação dos impactos decorrentes do emprego das estratégias ativas representa lacunas envolvendo processos pedagógicos eficientes voltado à formação de profissionais da saúde.