Coordenação de cuidados primários para o paciente com doença renal crônica em diálise: revisitando papéis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.35443

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde., Medicina de Família e Comunidade, Nefrologistas, Insuficiência Renal Crônica, Regulação e Fiscalização em Saúde

Resumo

O número de pessoas em diálise tem aumentado de maneira significativa nos últimos anos. Essas pessoas são, em geral, portadoras de condições crônicas múltiplas e complexas, e a coordenação do seu cuidado torna-se um desafio. O presente artigo objetiva sintetizar os resultados da literatura a respeito da coordenação do cuidado e dos cuidados primários ofertados ao paciente em diálise. Trata-se de uma revisão integrativa que teve como fontes de dados publicações disponíveis nas bases: LILACS, SciELO e PubMed. Foram identificados 16 artigos publicados entre 1992 e 2020. A partir da análise temática, evidenciaram-se cinco áreas: vínculo das pessoas em diálise com a Atenção Primária à Saúde (APS) e com o médico da família e comunidade (MFC); percepção dos profissionais quanto a seus papéis e habilidades; percepção das pessoas a respeito dos papéis e habilidades dos profissionais; cuidados primários (CP) prestados por nefrologistas e MFC; e impacto da APS na mortalidade, hospitalização e qualidade de vida. Os resultados sugerem que o nefrologista tem assumido o papel de coordenador do cuidado e de principal provedor de CP à pessoa em diálise. Todavia, isso não significa que os cuidados oferecidos sejam adequados às necessidades do paciente, devendo o MFC estar cada vez mais envolvido com esse cuidado, o que tem sido gradualmente observado nos últimos anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Rodrigues Costa-Alves, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestre em Saúde da Família pelo PROFSAÚDE. Professor do Departamento de Medicina Interna da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Cristianne da Silva Alexandre, Hospital Universitário Lauro Wanderley (UFPB)

Médica Nefrologista do Hospital Univeristário Lauro Wanderley - UFPB/Ebserh. Doutora em Nefrologia pela Universidade de São Paulo (USP)

Lucas Costa Macedo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Discente do Curso de Graduação em Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Francisco Rasiah Ladchumananandasivam, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Discente do Mestrado Profissional em Saúde da Família – PROFSAÚDE – na Universidade Federal da Paraíba. Médico Nefrologista no Hospital Universitário Lauro Wanderley.

Eleonora Ramos Oliveira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Docente do Mestrado Profissional em Saúde da Família – PROFSAÚDE – na Universidade Federal da Paraíba. Doutorado em Medicina pela Universidade de São Paulo.

Eduardo Sérgio Soares Sousa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Docente do Mestrado Profissional em Saúde da Família – PROFSÁUDE – na Universidade Federal da Paraíba. Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2022-04-05

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)