Produção e Validação do Programa Telediabetes: tecnologia educacional para profissionais da atenção primária
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.35223Palavras-chave:
Educação permanente, Educação à distância, Profissional de saúde, Diabetes mellitus, Atenção PrimáriaResumo
Objetivo: produzir e validar o roteiro de aulas do Programa Telediabetes como uma tecnologia educacional para profissionais de saúde da atenção primária do interior do Amazonas. Métodos: pesquisa metodológica, realizada em três etapas: produção do roteiro, com conteúdo para qualificar a assistência prestada na atenção primária às pessoas que convivem com diabetes, baseada em uma revisão da literatura e nas dificuldades dos profissionais de saúde compartilhadas no Telessaúde; validação dos conteúdos por juízes-especialistas; reestruturação do roteiro para elaboração da versão final. Resultados: na etapa de produção, emergiu a versão inicial com seis aulas. Na etapa de validação, participaram 18 juízes da área da saúde das cinco regiões do país. Na validação de conteúdo, obteve-se índice de validade de conteúdo de 0,89. A validação ocorreu por meio digital em uma única rodada. Na etapa de reestruturação, foram acatadas as sugestões para a versão final. Conclusão: o roteiro de aulas do Programa Telediabetes foi considerado válido e adequado para a educação permanente de profissionais da atenção primária.