Supervisão Acadêmica e apoio pedagógico do Programa Mais Médicos em áreas indígenas e remotas da Amazônia Legal: vivências, desafios e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.35188

Palavras-chave:

Programa Mais Médicos, Supervisão, Zonas remotas, Saúde de populações indígenas, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Este artigo busca analisar a supervisão acadêmica do Grupo Especial de Supervisão (GES) do Programa Mais Médicos (PMM) em áreas remotas e territórios indígenas da Amazônia Legal, com foco na realidade dos profissionais dessas localidades e nas possibilidades de suporte pedagógico para regiões de difícil acesso. O trabalho foi desenvolvido a partir de entrevistas semiestruturadas com médicos do PMM e da narrativa autobiográfica da pesquisadora. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo textual, que resultou em três categorias: o “ser médico” do PMM (trajetórias, expectativas e perspectivas de trabalho); a contextualização do trabalho médico nas áreas indígenas e remotas da Amazônia Legal; e as características de funcionamento da supervisão acadêmica do GES/PMM que a tornam “especial” e fundamental para o país. A pesquisa, com isso, ajudou na compreensão da realidade da região, dos desafios enfrentados pelos profissionais e supervisores e das possibilidades de aprimoramento do suporte pedagógico para o PMM e outros programas de provimento médico. Por fim, discute-se o imperativo das questões estruturais de trabalho e vida nesses locais sobre o alcance real da supervisão, o que exige dela uma postura crítica e engajada por melhorias para a região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia de Campos Carvalho, Ministério da Educação, Brasil

Médica. Mestra em Saúde da Família pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/PROFSAÚDE). Especialista em Medicina de Família e Comunidade pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ). Supervisora acadêmica do Grupo Especial de Supervisão do Programa Mais Médicos no estado do Amazonas (GES-PMM-AM).

Rosilda Mendes, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Mestra em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado pela New Mexico University/EUA. Professora da Universidade Federal de São Paulo e docente do Programa de Mestrado Profissional em Rede Saúde da Família (PROFSAÚDE) e do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Políticas Sociais.

Downloads

Publicado

2022-04-05

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)