Percepção de saúde bucal de pessoas idosas na atenção básica: uma abordagem narrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2023.v26.37826

Palavras-chave:

Saúde do Idoso, Saúde Bucal, Atenção Primária à Saúde, Sistema Único de Saúde, Narrativas Pessoais

Resumo

O Brasil acompanha as curvas da transição demográfica com aumento significativo da expectativa de vida, relacionado também ao avanço tecnológico no setor da saúde. Porém, o cuidado odontológico historicamente ofertado pelo Sistema Único de Saúde não tem atendido às demandas da população idosa. Este artigo tem como objetivo conhecer a percepção de saúde bucal de pessoas idosas usuárias de uma Unidade Básica de Saúde, a fim de discutir suas necessidades e demandas de saúde bucal, na perspectiva da ampliação da clínica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem narrativa. As narrativas foram construídas a partir de entrevistas semiestruturadas e de registros no diário de pesquisa, em diálogo com o referencial teórico-metodológico da abordagem narrativa e da bucalidade. Na análise do material foram elaboradas duas categorias: a naturalização da perda dentária e as necessidades e demandas de atenção odontológica para as pessoas idosas no território. Das histórias narradas, emerge um contexto de exclusão, constrangimento, tensão e dor. Pode-se perceber que, mesmo com alguns avanços nas políticas de saúde, ainda faltam respostas na Atenção Básica às crescentes demandas da população que envelhece e apresenta problemas bucais persistentes.

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Biografia do Autor

Cristiane Galvão Ribeiro, Prefeitura Municipal de Santos, SP

Graduada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestra em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Cirugiã-dentista e Preceptora na Prefeitura Municipal de Santos, SP. CV: http://lattes.cnpq.br/6735521915638849

Luciane Maria Pezzato, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Graduada em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), mestra em Educação e doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com pós-doutorado em Educação e Saúde pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Adjunta na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Baixada Santista. CV:  http://lattes.cnpq.br/0088988136074066

Rosilda Mendes, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Graduada em Ciencias Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), mestra em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, (PUC/SP) e  doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP).  Professora sênior da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Baixada Santista CV: http://lattes.cnpq.br/3746693286898810

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Publicado

2024-02-28

Edição

Seção

Artigos Originais