Vivência acadêmica em um projeto de extensão em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.35075

Palavras-chave:

Covid-19, Educação Continuada, Educação a Distância, Rede Social

Resumo

A pandemia trouxe diversas mudanças sociais e econômicas, atingindo diretamente o sistema educacional, sendo necessária a criação de estratégias para a reestruturação do ensino pedagógico e metodológico, por meio de tecnologias digitais de comunicação e informação, para continuação do ensino-aprendizagem. O objetivo deste estudo é relatar a vivência dos membros do Projeto de Extensão Sobre o Câncer de Mama e envolvimento dos estudantes universitários nas atividades durante a pandemia. No presente artigo, há abordagem descritiva, do tipo relato de experiência. O período da experiência ocorreu entre os meses de junho a dezembro de 2020. Foram implementadas atividades remotas, que incluíram publicações e lives nas redes sociais Instagram e WhatsApp por acadêmicos e professores. O modelo de Ensino Remoto Emergencial, apesar de ser desafiador, é capaz de oferecer uma aprendizagem contínua e promover a interação entre os alunos e a aprendizagem, bem como entre os alunos. Essas vivências de experiências foram possíveis, diante do cenário atual, devido às ferramentas das redes sociais, que se identificou como um importante aliado no mundo conectando a todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Cristina Moreira, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) CV: http://lattes.cnpq.br/6644124467562786

Cecília Silva Santos, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). CV: http://lattes.cnpq.br/1739846496387797

Maini Aparecida de Freitas Gomes, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). CV: https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=CC884B0C0D2F6EB26591B4FC9FF565E3#

Laeny Catarina Dias Freitas, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). CV: http://lattes.cnpq.br/4053717497041606

Silmara Nunes Andrade, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São João Del-Rei, mestra em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Divinópolis. CV: http://lattes.cnpq.br/6792700863992509

Downloads

Publicado

2022-06-22

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)