Atitudes e hábitos alimentares de mulheres privadas de liberdade: uma análise da garantia ao direito humano a alimentação adequada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.32635

Palavras-chave:

Mulheres, Comportamento alimentar, Penitenciária, Direitos Humanos

Resumo

A população carcerária feminina brasileira encontra-se submetida a precárias condições de reclusão que afetam a garantia do direito à alimentação adequada e o respeito à dignidade da pessoa humana. Contudo, pesquisas acerca desse tema ainda são escassas no Brasil. Objetivou-se avaliar atitudes e hábitos alimentares de mulheres privadas de liberdade sobre a perspectiva do direito humano à alimentação adequada, além de investigar as mudanças ocorridas na alimentação ao longo do cárcere e caracterizar o perfil sociodemográfico dessa população. Trata-se de um estudo descritivo, no qual coletou-se os dados por meio de entrevista gravada, questionando acerca do consumo e satisfação das entrevistadas sobre a alimentação recebida e as mudanças no padrão alimentar antes e durante o cárcere. Para análise dos dados, utilizou-se o método de análise de conteúdo. Participaram do estudo nove mulheres caracterizando um perfil sociodemográfico jovem, de cor não branca, com baixo nível de escolaridade e renda familiar as quais encontram-se cumprindo pena há menos de quatro anos. Verificou-se o fornecimento de quatro refeições diárias compostas por uma alimentação de baixa qualidade sensorial e nutricional, monótona e com pouca variedade de alimentos e nutrientes, sendo referidas falhas no preparo e cuidados de higiene na produção das refeições, descrevendo a alimentação recebida como inferior àquela mantida anteriormente ao cárcere.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Feijó da Rosa, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Maria. Especializanda em Nutrição Clínica Nutrição pela NutMed Cursos de Nutrição. 

Greisse Viero da Silva Leal, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Nutricionista. Doutora e mestra em Saúde Pública pela USP, graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas. Professora do Curso de Graduação em Nutrição e do Programa de Pós-graduação em Gerontologia da Universidade Federal de Santa Maria.

Adriane Cervi Blümke, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Nutricionista. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestra em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa. Professora do Curso de Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Santa Maria.

Vanessa Ramos Kirsten, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestra em Medicina e Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria(UFSM). 

Downloads

Publicado

2022-01-29

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)