Validação de questionário sobre conhecimento da Atenção Primária à Saúde para discentes
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2020.v23.29115Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Estudos de validação, Saúde coletiva, Educação SuperiorResumo
O estudo objetivou descrever o processo de elaboração e validação de um questionário que propõe avaliar o conhecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) para discentes de cursos de graduação da área da saúde. Trata-se de uma pesquisa metodológica, com as seguintes etapas: elaboração do questionário de coleta de dados, validação do conteúdo pelos juízes e adequação do instrumento, e aplicação do estudo piloto. A adequação dos itens ao questionário foi realizada utilizando-se critérios quantitativos, através do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), e critérios qualitativos. Após reformulações, o questionário foi estabelecido contendo 39 itens específicos sobre a APS, adequados aos alunos de graduação da área da saúde. Conclui-se que o instrumento possui relevância e poderá ser utilizado para contribuir no ensino sobre a temática.