Dança circular: ampliando possibilidades no cuidado em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2020.v23.27075

Palavras-chave:

Terapias complementares. Terapia através da dança. Educação em enfermagem.

Resumo

Trata-se de um relato de uma atividade desenvolvida na disciplina “Projeto de Intervenção Profissional” com o objetivo de oportunizar a vivência de dança circular para discentes do curso de graduação em enfermagem, de uma universidade situada ao noroeste do Rio Grande do Sul, no segundo semestre de 2018. Esta é uma prática inspirada em diferentes culturas e povos, realizada em grupo e em círculo, com vistas ao bem-estar físico, mental e social, promove o relaxamento, concentração e conscientização corporal. Observou-se que, ao final das atividades, os participantes, além de demostrarem alegria e energias renovadas, conseguiram ampliar seus conhecimentos sobre a temática e foram instigados a utilizar as Práticas Integrativas e Complementares na enfermagem, a fim de promover o cuidado para além do modelo hegemônico, proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovana Wachekowski, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus Santo Ângelo

Enfermeira pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- Campus Santo Ângelo. Residente no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família UNIJUI/FUMSSAR.

Jane Conceição Perin Lucca, Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Santo Ângelo

Enfermeira. Mestra em Ensino Tecnológico e Cientifico. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santo Ângelo/RS. 

Vivian Lemes Lobo Bittencourt, Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Santo Ângelo

Enfermeira. Mestra em Atenção Integral à Saúde, com doutorado em Educação nas Ciências em andamento. Docente do curso de Graduação em Enfermagem na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santo Ângelo/RS. 

Marcia Betana Cargnin, Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Santo Ângelo

Enfermeira. Mestra em Ensino científico e Tecnológico. Docente do curso de Graduação em Enfermagem na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santo Ângelo/RS. 

Rosane Teresinha Fontana

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do curso de Graduação em Enfermagem e do Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santo Ângelo/RS.

Downloads

Publicado

2021-06-23

Edição

Seção

Relatos de Experiência