Os processos educativos em grupos comunitários como caminhos para a promoção da saúde e da segurança alimentar e nutricional na Atenção Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2020.v23.16898

Palavras-chave:

Promoção da Saúde, Nutrição em Saúde Pública, Atenção Primária à Saúde, Educação em Saúde, Participação da Comunidade.

Resumo

O presente trabalho resultou de uma pesquisa cujos objetos centrais foram a Promoção da Saúde (PS) e da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no âmbito da Atenção Básica (AB), partindo de processos educativos em grupos comunitários pautados pela pedagogia freireana, a Educação Popular (EP). Assim, se buscará explicitar saberes e práticas capazes de contribuir com o campo da educação em saúde e em SAN promovidas no cotidiano da AB, especialmente em suas iniciativas grupais. O processo investigativo baseou-se na sistematização de experiências, tendo como foco atividades desenvolvidas no período de dez anos (2007-2017) pelo Programa de Extensão “Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica (PINAB)”, o qual é vinculado à Universidade Federal da Paraíba e é construído de forma compartilhada com trabalhadores e usuários de uma Unidade de Saúde da Família. Empregou-se a pesquisa documental como forma de mobilização de fontes para essa sistematização. Como resultado, pôde-se apontar os pressupostos que sustentaram o PINAB; o funcionamento, organização, desafios e potencialidades de seus processos educativos, englobando visitas domiciliares e grupos operativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro José Santos Carneiro Cruz, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor Adjunto do Departamento de Promoção da Saúde do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação da UFPB e do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPB. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (2015).

Mário César Xavier Filho, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba.

Renan Soares Araújo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestre em Educação (2021) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em Nutrição (2019) pela UFPB. Foi monitor bolsista da disciplina Metodologia do Trabalho Científico (2013-2014) do Departamento de Nutrição da UFPB, assim como foi extensionista voluntário (2013-2014) e posteriormente bolsista (2014-2016) do Programa de Extensão Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica (PINAB), da UFPB. 

Gabriel Nóbrega Vieira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduando em Fisioterapia.

João Batista Oliveira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduando em Farmácia.

Ana Cláudia Cavalcanti Peixoto de Vasconcelos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ciências pela ENSP/FIOCRUZ. Atualmente é Professora Adjunta IV da Universidade Federal da Paraíba. Docente colaboradora da Pós-graduação em Saúde Coletiva-UFPB e permanente do Mestrado Profissional em Saúde da Família -RENASF.

Downloads

Publicado

2021-06-23

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)