ARTICULAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Raionara Cristina de Araújo Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Francisco Arnoldo Nunes de Miranda Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Ensino, saúde da família, recursos humanos em saúde, pesquisa metodológica em enfermagem.

Resumo

Identificar as contribuições e a relevância da articulação ensino-serviço na rede de atenção básica de uma capital do Nordeste. Estudo descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa, realizado com 15 sujeitos (05 enfermeiros, 05 médicos e 05 odontólogos) nas Unidades de Saúde da Família (USF) que integram o PET-Saúde, Natal (RN). Utilizou-se a entrevista individual semi-estruturada. A análise dos dados foi feita através da análise de conteúdo e análise léxica pelo ALCESTE. Respeitaram-se os preceitos éticos. A articulação ensino-serviço na formação de um novo profissional de saúde proporciona a integração do estudante com a comunidade e o serviço de saúde. Assim, essa integração parece causar uma revolução paradigmática nesses indivíduos, ao inserir um novo modo de fazer-ensinar saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raionara Cristina de Araújo Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira.  Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Membro do Grupo de Pesquisa: Ações promocionais e de atenção a grupos humanos em saúde mental e saúde coletiva. 

Francisco Arnoldo Nunes de Miranda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Orientador. Doutor em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Downloads

Publicado

2016-10-17

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)