ACIDENTES COM PERFUROCORTANTE ENTRE TRABALHADORES DE SAÚDE

Autores

  • Juliana da Silva Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Adriana Alves Nery Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Roberta Laíse Gomes Leite Morais Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.
  • Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Saúde do trabalhador, Profissional de saúde, Risco ocupacional

Resumo

Objetivo: identificar a produção cientifica sobre acidentes com perfurocortante relacionados aos trabalhadores de saúde. Método: trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica crítica-reflexiva sobre acidentes com perfurocortante sendo realizada por meio de uma busca integrada na Biblioteca Virtual em Saúde - BVS, LILACS e MEDLINE, no mês de maio de 2012. Foram selecionados 21 artigos. Resultados: a leitura do material direcionou para a caracterização dos estudos e a reflexão sobre a relevância da promoção da educação em saúde para a prevenção de acidentes com materiais perfurocortantes. Conclusão: o estudo demonstra a importância da adoção de capacitações contínuas sobre biossegurança e precaução padrão como sendo uma das primeiras ações necessária para a prevenção e controle dos acidentes com material biológico, além das medidas preconizadas na Norma Regulamentadora n° 32 (NR32). Tendo como base para que isso aconteça à ampliação dos espaços de discussão entre gestores e trabalhadores sobre a necessidade de mudanças para que se tenham ambientes de trabalho mais saudáveis e seguros. Descritores: saúde do trabalhador; profissional de saúde; risco ocupacional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana da Silva Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Possui Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Tecnologia e Ciências, Salvador. Especialização em Saúde Pública com Ênfase em Programa de Saúde da Família, Atualiza, Salvador. Especialização em Curso em Gestão do Trabalho e Educação Permanente em Saúde, Escola Estadual de Saúde Pública. Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, das disciplinas de Enfermagem em Atenção à Saúde do Adulto e Saúde Coletiva I. Atuou como Coordenadora das seguintes unidades de produção do Hospital Geral Prado Valadares, Jequié: Serviço de Higienização e Lavanderia, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e UTI Móvel. Desempenhou atividades como enfermeira assistencial da unidade de Urgência e Emergência, deste mesmo hospital. Enfermeira coordenadora do Centro Cirúrgico da Unidade Mista de Saúde Célia Almeida Lima, em São Francisco do Conde. Enfermeira do Programa Hiperdia, Planejamento Familiar e Pré Natal de Alto Risco, do Centro de Saúde do Município de São Francisco do Conde.

Adriana Alves Nery, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Docente Titular do Departamento de Saúde. Docente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde, nível mestrado.

Roberta Laíse Gomes Leite Morais, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.

Enfermeira. Mestra. Professora Auxiliar do Departamento de Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.

Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Enfermeira do trabalho. Professora titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Chefe do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP-USP.

Downloads

Publicado

2015-12-03

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)