Acessibilidade a serviços de saúde por trabalhadores informais do comércio com hipertensão arterial

Autores

  • Paula Peixoto Messias Barreto Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGES/UESB) https://orcid.org/0000-0002-2591-2853
  • Adriana Alves Nery Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGES/UESB)
  • Roseanne Montargil Rocha Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGES/UESB)
  • Marcela Andrade Rios Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGES/UESB)

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2019.v22.15879

Palavras-chave:

Acessibilidade aos Serviços de Saúde, Trabalhadores Informais, Hipertensão.

Resumo

Estudo exploratório e descritivo de abordagem qualitativa, com objetivo de identificar as facilidades e dificuldades encontradas pelos trabalhadores informais do comércio com hipertensão arterial na acessibilidade aos serviços de saúde. Participaram do estudo 18 trabalhadores informais do comércio com hipertensão arterial que desenvolvem suas atividades laborais no Centro de Abastecimento Vicente Grilo, mercado público situado em Jequié – BA. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e realização do estudo piloto. A análise foi realizada de acordo a técnica de análise de conteúdo, modalidade temática. Como resultado, os trabalhadores informais do comércio apontam facilidades e dificuldades na dinâmica de acessibilidade aos serviços de saúde públicos e no sistema de saúde privado, ocorrendo ainda dificuldades de acessibilidade relacionadas a questões de gênero e a falta de tempo para ir aos serviços de saúde, devido a atividades laborais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Peixoto Messias Barreto, Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGES/UESB)

Mestra em Enfermagem e Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde

– Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGES/UESB).

Adriana Alves Nery, Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGES/UESB)

Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Professora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde (PPGES) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Roseanne Montargil Rocha, Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGES/UESB)

Doutora em Enfermagem Fundamental. Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde (PPGES) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Marcela Andrade Rios, Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGES/UESB)

Mestra em Enfermagem e Saúde. Doutorado no Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde

– Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGES/UESB).

Downloads

Publicado

2021-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)