A EXPERIÊNCIA DE OFICINAS EDUCATIVAS COM IDOSOS: (RE) PENSANDO PRÁTICAS À LUZ DO PENSAMENTO FREIREANO

Autores

  • Erica Toledo Mendonça Universidade Federal de Viçosa
  • Lilian Fernandes Aryal Aires Universidade Federal de Viçosa
  • Marilane Oliveira Amaro Universidade Federal de Viçosa
  • Tiago Ricardo Moreira Universidade Federal de Viçosa
  • Bruno David Henriques Universidade Federal de Viçosa
  • Ligiane Copati Almeida Universidade Federal de Viçosa
  • Jessika Afonso Castro Universidade Federal de Viçosa
  • Violeta Campolina Fernandes Universidade Federal de Viçosa
  • Lídia Miranda Brinati Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

idoso, oficina, promoção da saúde, educação em saúde.

Resumo

Trata-se de um relato de experiência sobre a realização de oficinas educativas com idosos vinculadas ao projeto de extensão “Feliz idade e o desafio da longevidade: promovendo o envelhecimento saudável e prevenindo agravos à saúde no Programa Municipal da Terceira Idade”, que abordou a temática do uso de medicamentos, desenvolvido pelos discentes e docentes do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa, MG. As oficinas são estratégias terapêuticas que assumem uma importância basilar no contexto dos serviços de saúde, constituindo importante instrumento de solidificação das relações de convívio e edificação do conhecimento acerca do processo saúde-doença. Objetivo: relatar uma experiência de trabalho junto aos idosos e subsidiar uma reflexão teórico-crítica acerca da prática das oficinas como estratégia de educação em saúde, à luz do pensamento freireano. Observou-se que o espaço dialógico possibilitado pelas oficinas permitiu a interação entre o grupo, a expressão de vivências e desmitificação de idéias/conceitos acerca do uso de medicamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erica Toledo Mendonça, Universidade Federal de Viçosa

Professora assistente do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutoranda em Saúde Pública pela UFV. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, RJ). Especialista em Enfermagem em Oncologia pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA, RJ).

Lilian Fernandes Aryal Aires, Universidade Federal de Viçosa

Professora assistente do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutoranda em Enfermagem e Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, RJ). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, RJ).

Marilane Oliveira Amaro, Universidade Federal de Viçosa

Professora assistente do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutoranda em Biologia Celular e Estrutural pela UFV. Mestre em Biologia Celular e Estrutural pela UFV.

Tiago Ricardo Moreira, Universidade Federal de Viçosa

Professor assistente do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutorando em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Bruno David Henriques, Universidade Federal de Viçosa

Professor assistente do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutorando em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG.

Ligiane Copati Almeida, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa, MG.

Jessika Afonso Castro, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa, MG.

Violeta Campolina Fernandes, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa, MG.

Lídia Miranda Brinati, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa, MG.

Downloads

Publicado

2014-07-14

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)