ANÁLISE COLETIVA DO PROCESSO DE TRABALHO: reflexões pertinentes

Autores

  • Helaynne Ximenes Faria
  • Maristela Dalbello-Araujo Universidade Federal do Espirito Santo

Palavras-chave:

Avaliação de Processos (Cuidados de Saúde), Fluxo de Trabalho, Assistência à Saúde

Resumo

Trata-se do relato da experiência de análise coletiva do processo de trabalho realizada entre profissionais de uma unidade saúde da família do município de Vila Velha-ES. Com o objetivo de conhecer o processo de trabalho e buscar , de forma conjunta, as soluções para os inúmeros problemas do cotidiano, foram realizados dois encontros coletivos  nos quais foram utilizadas dinâmicas que facilitaram a discussão e elaborado um fluxograma analisador. Por meio dessa abordagem os trabalhadores puderam identificar pontos críticos do cotidiano de trabalho que dificultam a produção do cuidado, assim como compartilhar as estratégias de solução já presentes e pouco exploradas. A experiência assinala a importância desse tipo de análise coletiva do processo de trabalho em saúde como possibilidade de reflexão do que é produzido cotidianamente nos serviços. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helaynne Ximenes Faria

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espirito Santo. Mestre em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espirito Santo.

Maristela Dalbello-Araujo, Universidade Federal do Espirito Santo

Graduada em Psicologia pela UNESP. Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP. Doutora em Psicologia pela UFES. Professora Associado I do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espirito Santo. Atualmente coordena o NESC - Nucleo de Estudos em Saude Coletiva da UFES

Downloads

Publicado

2011-05-09

Edição

Seção

Relatos de Experiência