INIQUIDADES E EXCLUSÃO SOCIAL EM UM PSF DO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES

Autores

  • Verônica Galvão Freires Cisneiros FENSG - Universidade de Pernambuco
  • Glayse Marques da Cunha do Amaral FENSG - Universidade de Pernambuco
  • Maria Lúcia da Silva Oliveira FENSG - Universidade de Pernambuco
  • Dayse Marques da Cunha FENSG- Universidade de Pernambuco
  • Maria Rejane Ferreira da Silva Centro de Pesquisas Ageu Magalhães

Palavras-chave:

Território. PSF. Iniquidade. Saúde Coletiva. Equidade.

Resumo

Este trabalho relata a experiência das pesquisadoras que atuam na comunidade residente na área adscrita a um PSF do município de Jaboatão dos Guararapes, estado de Pernambuco. Nesta área, observaram-se escassos níveis de coesão social, baixa participação política e frágeis redes de apoio social coexistentes com iniquidades de renda e exclusão social em um grupo populacional aparentemente homogêneo. Este relato descreve uma pesquisa-ação-participante, concebida com o objetivo de reduzir as diferenças e promover equidade de acesso à população. Inicialmente buscou-se levantar dados populacionais para, em seguida, conhecer o território e ouvir a comunidade. A busca da compreensão da dinâmica social existente no território do programa saúde da família foi uma tarefa complexa, que exigiu a interação das pesquisadoras com os membros da comunidade nas diversas situações investigadas de modo cooperativo. Após oito meses, observou-se que nem sempre as instituições levam em conta o desenvolvimento sociossanitário da localidade, a dinâmica social do espaço e o princípio da equidade ao definir os territórios do PSF. Do mesmo modo, acredita-se que, com o esforço realizado neste tipo de estudo, é possível transformar a realidade local, na medida em que as equipes de saúde da família atuem positivamente na correção das desigualdades sociais existentes em seus territórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Verônica Galvão Freires Cisneiros, FENSG - Universidade de Pernambuco

Médica. Estudante de do Curso de Especialização em Saúde Pública Gestão de Sistemas e Ações de Saúde/FENSG. Universidade de Pernambuco, Especialista em Saúde da Família pela Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande/PB.

Glayse Marques da Cunha do Amaral, FENSG - Universidade de Pernambuco

Odontóloga. Estudante do Curso de Especialização em Saúde Pública Gestão de Sistemas e Ações de Saúde/FENSG. Universidade de Pernambuco, Especialista em Saúde da Família pela Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande/PB.

Maria Lúcia da Silva Oliveira, FENSG - Universidade de Pernambuco

Psicóloga. Estudante do Curso de Especialização em Saúde Pública Gestão de Sistemas e Ações de Saúde/FENSG. Universidade de Pernambuco.

Dayse Marques da Cunha, FENSG- Universidade de Pernambuco

Médica. Estudante do Curso de Especialização em Saúde Pública Gestão de Sistemas e Ações de Saúde/FENSG. Universidade de Pernambuco.

Maria Rejane Ferreira da Silva, Centro de Pesquisas Ageu Magalhães

Enfermeira. Doutora em Saúde Pública. Professora da Universidade de Pernambuco. Pesquisadora colaboradora da FIOCRUZ/PE. Coordenadora do GRAAL/UPE

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2011-09-06

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)