EDUCAÇÃO POPULAR NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DO IDOSO: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO EM JOÃO PESSOA-PB

Autores

  • Renata Firmino UFPB
  • Jousianny Patrício UFPB
  • Laurycelia Rodrigues UFPB
  • Pedro Cruz UFPB
  • Ana Cláudia Vasconcelos UFPB

Palavras-chave:

Assistência a Idosos, Promoção da Saúde, Educação Alimentar e Nutricional

Resumo

Com o aumento da população idosa em todo o mundo, formas de aprimorar a qualidade de vida estão sendo pensadas através do desenvolvimento de políticas que contribuam para o envelhecimento saudável, especialmente daqueles pertencentes às camadas populares. No Brasil, este processo vem se concretizando de modo marcante na Estratégia Saúde da Família. Neste contexto, o Projeto de Extensão “Práticas
Integrais da Nutrição na Atenção Básica em Saúde (PINAB)
” vem apoiando as ações de grupos educativos de idosos em comunidades, através de atuações com estudantes da graduação de Nutrição da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O presente trabalho visa sistematizar as vivências das extensionistas nessas ações educativas inspiradas na Educação Popular (EP); os aprendizados, dificuldades e incertezas que permearam esta experiência, na perspectiva de contribuir para a qualificação da discussão acerca da Educação em Saúde no cuidado com o idoso. Diante do exposto, infere-se que a EP, na Atenção Básica, possibilitou uma melhor abordagem de temas relevantes para a saúde dos idosos e um maior desenvolvimento da sensibilidade das estudantes atuantes do projeto. Ao considerar criticamente esta experiência, compreendemos que os grupos educativos constituem efetivamente uma estratégia capaz de reorientar o cuidado em saúde do idoso na perspectiva da promoção da saúde na Atenção Básica. Além disso, percebemos que este é um cenário privilegiado para realizar empreendimentos capazes de envolver as pessoas de modo crítico e participativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Firmino, UFPB

Acadêmica do Curso de Graduação em Nutrição da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), extensionista do Projeto "Práticas Integrais da Nutrição na Atenção Básica em Saúde" (PINAB).

Endereço: Rua Najib Arruda, 222, Bairro dos Ipês
CEP 58028-180 - João Pessoa - PB

Jousianny Patrício, UFPB

Acadêmica do Curso de Graduação em Nutrição da Universidade Federal da
Paraíba (UFPB), extensionista do Projeto "Práticas Integrais da
Nutrição na Atenção Básica em Saúde" (PINAB).

Laurycelia Rodrigues, UFPB

Acadêmica do Curso de Graduação em Nutrição da Universidade Federal da
Paraíba (UFPB), extensionista do Projeto "Práticas Integrais da
Nutrição na Atenção Básica em Saúde" (PINAB).

Pedro Cruz, UFPB

Nutricionista formado pela UFPB, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB, vice-coodenador do Projeto "Práticas Integrais da Nutrição na Atenção Básica em Saúde (PINAB)".

Ana Cláudia Vasconcelos, UFPB

Docente do Departamento de Nutrição da UFPB, Mestre em Saúde Pública pela USP, coodenadora do Projeto "Práticas Integrais da Nutrição na Atenção Básica em Saúde (PINAB)".

Downloads

Publicado

2010-11-15

Edição

Seção

Relatos de Experiência