CUIDADO INTERSETORIAL: PROMOVENDO A ARTICULAÇÃO ENTRE A EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA E UMA CRECHE

Autores

  • Américo Yuiti Mori UFSCar
  • Márcia Niituma Ogata Departamento de enfermagem da USFCar

Palavras-chave:

Ação Intersetorial, Educação em Saúde, Promoção da Saúde e Saúde da Família.

Resumo

Este relato apresenta a experiência de um projeto desenvolvido junto a uma equipe de saúde da família e uma creche pertencente ao seu território de abrangência. O seu objetivo foi articular os equipamentos sociais para promover uma atuação intersetorial com a perspectiva de potencializar as ações através da educação em saúde. Foram realizadas reuniões com a creche e acompanhamento da rotina de trabalho das educadoras, o qual oportunizou o reconhecimento do cotidiano da sua produção do cuidado e educação. Ao longo do processo, perceberam-se conflitos e a necessidade de fortalecimento do vínculo entre a equipe de saúde e as educadoras da creche. As estratégias utilizadas para a articulação das ações foram a problematização das demandas levantadas junto às educadoras e sua discussão na reunião da equipe de saúde, proposição de oficinas de educação em saúde com as educadoras, reuniões para planejamento conjunto e atenção à saúde de crianças referenciadas pelas educadoras. A construção da parceria ainda está em processo, e já é possível observar que a aproximação dos trabalhadores dos dois serviços e a articulação de suas ações contribuem na mudança das práticas de saúde.  Vão ao encontro da promoção da saúde e fortalecem o Sistema Único de Saúde na medida em que seus princípios se traduzem no cotidiano dos serviços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Américo Yuiti Mori, UFSCar

Universidade Federal de São Carlos. Residente de Enfermagem do Curso de Pós-Graduação Modalidade Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade.

Formação:

2007 a 2009 – Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade pela UFSCar – Universidade Federal de São Carlos.

2000 a 2004 – Graduação em Enfermagem pela Unifesp - Universidade Federal de São Paulo.

1999 a 1997– Colegial Técnico de Enfermagem pela FITO - Fundação Instituto Tecnológico de Osasco.

 

Experiência:

2009 a atual - Apoiador Institucional da Diretoria da Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia.

2007 a 2009 – Enfermeiro Residente da Unidade de Saúde da Família do Jardim Gonzaga/SMS de São Carlos.

2008 – Membro do Grupo Operativo: Planejamento e Implantação do Apoio Institucional da SMS de São Carlos.

2005 a 2007 – Enfermeiro da Unidade de Saúde da Família Inácio Monteiro/SMS de São Paulo.

2000 a 2002 – Técnico de Enfermagem da Unidade de Internação de pacientes graves da Retaguarda do Pronto Socorro do Hospital São Paulo-HSP.

 

Márcia Niituma Ogata, Departamento de enfermagem da USFCar

Universidade Federal de São Carlos. Docente Doutora do Departamento de Enfermagem - Núcleo de Saúde Coletiva. Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade

Downloads

Publicado

2010-11-15

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)