O cuidado ao hipertenso no município de Juiz de Fora/MG: uma análise comparativa em Unidade Básica de Saúde

Autores

  • Marina Monteiro de Castro e Castro Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marina Monteiro de Castro e Castro Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Lêda Maria Leal de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Auta Iselina Stephan de Souza Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Sabrina Pereira Paiva SUPREMA
  • Patrícia Rodrigues de Alemida Leal Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rubiane de Souza Ribeiro Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria Regina de Paula Fagundes Netto Prefeitura Municipal de Juiz de Fora
  • Meyriland Dias de Amorim Friaça Prefeitura Municipal de Juiz de Fora
  • Sabrina Alves Ribeiro Barra Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Lidiane Pereira Cavaca Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Juliana Mara Simões Parada Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Hipertensão, Fluxograma, Centro de Saúde

Resumo

Este artigo analisa a produção do cuidado ao hipertenso <?xml:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Juiz de Fora. Uma delas opera com o modelo tradicional e a outra com o Programa de Saúde da Família, o que possibilitou uma reflexão sobre os dois modelos de assistência à saúde operantes no município. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o “Fluxograma Descritor”, que permite uma representação gráfica do processamento do trabalho centrado nos caminhos percorridos pelos usuários. A sua aplicação ocorreu por meio de reuniões com as equipes das UBS’s, sendo possível descrever coletivamente a produção do cuidado ao hipertenso nas Unidades. Através da análise, percebeu-se que persiste uma dificuldade na organização do processo de trabalho centrado no usuário e no trabalho em equipe, no fomento à construção de vínculos com os usuários e no estabelecimento de espaços que primem pelo processo de educação em saúde tanto em nível individual quanto grupal. <?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

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Publicado

2009-08-31

Edição

Seção

Artigos Originais

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