O DISCURSO DO ENFERMEIRO SOBRE A PRÁTICA EDUCATIVA NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA EM JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, BRASIL

Autores

  • Maria Cristina Pinto de Jesus UFJF
  • Sueli Maria dos Reis Santos UFJF
  • Arlete Maria Moreira do Amaral UFJF
  • Darcília Maria Nagen da Costa UFJF
  • Keily Siukya Mendes de Aguilar UFJF

Palavras-chave:

Educação em saúde, Centro de Saúde, Enfermagem

Resumo

Este estudo exploratório, descritivo, de natureza qualitativa teve como objetivo caracterizar o discurso do enfermeiro sobre a educação em saúde, discutindo alguns fatores que interferem no desenvolvimento desta prática, no Programa Saúde da Família, em Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Dezesseis enfermeiros fizeram parte da pesquisa e a coleta de dados se deu por meio de uma entrevista com roteiro previamente estruturado. As ações de educação em saúde são realizadas em momentos específicos, em forma de palestras e atividades de grupo. Alguns entrevistados consideram as ações educativas segundo o modelo tradicional de atenção à saúde, enquanto outros as vêem como oportunidade para desenvolver nas pessoas uma consciência crítica acerca da importância da co-responsabilização de profissionais e usuários nas ações de promoção e proteção da saúde. Falta de investimentos em materiais, na estrutura física, em recursos humanos, grande demanda ao serviço e o excesso de atividades burocráticas são apontados como fatores dificultadores para a realização das práticas educativas. Conclui-se que a educação em saúde, nas Unidades de Saúde da Família, ocorre permeada de contradições e que, para compreendê-la, o profissional de saúde, especialmente o enfermeiro, precisa considerar as novas formas de relações sociais e as necessidades de saúde da população, com vistas a superar as práticas que se limitam a ensinar comportamentos saudáveis.

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Publicado

2008-06-28

Edição

Seção

Artigos Originais

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