O DISCURSO DO ENFERMEIRO SOBRE A PRÁTICA EDUCATIVA NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA EM JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, BRASIL
Palavras-chave:
Educação em saúde, Centro de Saúde, EnfermagemResumo
Este estudo exploratório, descritivo, de natureza qualitativa teve como objetivo caracterizar o discurso do enfermeiro sobre a educação em saúde, discutindo alguns fatores que interferem no desenvolvimento desta prática, no Programa Saúde da Família, em Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Dezesseis enfermeiros fizeram parte da pesquisa e a coleta de dados se deu por meio de uma entrevista com roteiro previamente estruturado. As ações de educação em saúde são realizadas em momentos específicos, em forma de palestras e atividades de grupo. Alguns entrevistados consideram as ações educativas segundo o modelo tradicional de atenção à saúde, enquanto outros as vêem como oportunidade para desenvolver nas pessoas uma consciência crítica acerca da importância da co-responsabilização de profissionais e usuários nas ações de promoção e proteção da saúde. Falta de investimentos em materiais, na estrutura física, em recursos humanos, grande demanda ao serviço e o excesso de atividades burocráticas são apontados como fatores dificultadores para a realização das práticas educativas. Conclui-se que a educação em saúde, nas Unidades de Saúde da Família, ocorre permeada de contradições e que, para compreendê-la, o profissional de saúde, especialmente o enfermeiro, precisa considerar as novas formas de relações sociais e as necessidades de saúde da população, com vistas a superar as práticas que se limitam a ensinar comportamentos saudáveis.Downloads
Não há dados estatísticos.