Desafios e estratégias pedagógicas para a educação de crianças com altas habilidades na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2025.v15.46445Palavras-chave:
Altas habilidades, Educação infantil, Necessidades educacionais especiais, Estratégias pedagógicasResumo
O objetivo deste artigo é analisar os desafios e as estratégias pedagógicas voltadas para a educação de crianças com altas habilidades na Educação Infantil. O tema é relevante, pois essas crianças apresentam necessidades educacionais específicas, que, muitas vezes, não são adequadamente atendidas nas práticas pedagógicas tradicionais. Observou-se, no decorrer da análise das fontes, a necessidade de identificar as dificuldades enfrentadas pelos educadores no atendimento a essas crianças e propor estratégias que favoreçam seu desenvolvimento integral tanto cognitivo quanto social e emocional. Entre os principais achados, destaca-se a importância de práticas pedagógicas diferenciadas, como a Aprendizagem Baseada em Projetos, o uso da tecnologia, a diferenciação curricular e o ensino colaborativo. Tais abordagens permitem que essas crianças explorem suas habilidades de maneira mais autônoma e criativa, promovendo não apenas seu desenvolvimento acadêmico, mas, também a empatia e o pensamento crítico. Além disso, ressalta-se a relevância da colaboração entre a escola e a família no apoio ao desenvolvimento das crianças com altas habilidades. A metodologia adotada foi a exploratória de caráter bibliográfico. A conclusão reforça que, para promover uma educação inclusiva e eficaz para essas crianças, é necessário um comprometimento contínuo com a formação de educadores, além da adaptação de práticas pedagógicas, visando a não apenas o avanço acadêmico, mas, também, ao bem-estar emocional e social das crianças. Assim, a equidade e a excelência educacional podem ser alcançadas.
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