Educação e saúde
atuação do enfermeiro no ambiente escolar na educação profissional e tecnológica: contribuições para a educação integral
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2025.v15.44903Palavras-chave:
Enfermagem, Ensino, Promoção, PrevençãoResumo
O contexto escolar representa um espaço estratégico para se adquirir conhecimento, realizar mudanças no estilo de vida e de comportamento, pois, pela sua permanência prolongada neste ambiente, o estudante desenvolve vínculos facilitados, tanto para o seu cotidiano imediato, quanto para sua vida. Este artigo configura-se como uma pesquisa documental e bibliográfica com a questão balizadora: de que maneira a enfermagem contribui para a proposta de educação integral oferecida pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia? A análise dos documentos possibilitou compreender a atuação do enfermeiro no ambiente escolar, suas principais ações e contribuições para a educação em saúde. Conclui e apresenta de quais formas suas ações colaboram para uma formação integral do estudante. O trabalho apresenta a história da transformação social que as escolas e os enfermeiros escolares exercem na sociedade brasileira, em especial os assistidos pela Educação Profissional e Tecnológica oferecida pelos Institutos Federais de Ciência e Tecnologia.
Downloads
Referências
ASSUNÇÃO, Marhla Laiane de Brito; SILVA, Camila Tahis dos Santos; ALVES, Christiane Almeida de Macedo; EPÍNDOLA, Mariana Mercês Mesquita. Educação em saúde: a atuação da enfermagem no ambiente escolar. Revista de Enfermagem UFPE on line, v. 14, p. 1-8, 2020. DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2020.243745. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem. Acesso em: 10 mar. 2024.
BASTOS, Patrícia de Oliveira; MOREIRA JÚNIOR, José Jader; NORJOSA, Maria Emanuela Silveira; VASCONCELOS, Maria Joelma Carneiro; QUEIROZ, Maisa Leitão de. Atuação do enfermeiro brasileiro no ambiente escolar: revisão narrativa. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.], v. 9, p. e31410918089, 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i9.18089. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/18089/16182. Acesso em: 13 ago. 2023.
BRASIL, Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção v. 145, n. 253, p. 1-3, 30 dez. 2008.
BRASIL, LEI No 7.498, DE 25 DE JUNHO DE 1986. Dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, e dá outras providências. Presidência da república: Casa Civil. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7498.htm. Acesso em: 5 jan. 2023.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 02 abr. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Brasília: Ministério da Educação, 19 jul. 2010. Disponível em: www.planalto.gov.br › 2010 › decreto. Acesso em: 18 abr. 2024.
CASTRO, Cloves Alexandre; PLÁCIDO, Reginaldo Leandro; SCHENKEL, Cladecir Alberto. História socioespacial do trabalho no Brasil, educação profissional tecnológica e a questão regional. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 331–355, 2020. DOI: 10.29148/labor.v1i24.44200. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/44200. Acesso em: 10 abr. 2024.
CIAVATTA, Maria. O Ensino Integrado, a Politecnia e a Educação Omnilateral. Por que Lutamos?. Trabalho & Educação, v. 23, n. 1, p. 187-205, 2014.
COREN-DF. CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO DISTRITO FEDERAL - Autarquia Federal - Lei no 5.905/1973: Parecer técnico COREN-DF Nº 11/2022. Disponível em: https://www.coren-df.gov.br/site/wp-content/uploads/2022/03/pt112022.pdf. Acesso em: 20 abr. 2023.
CUNHA, Maria Soares; PIMENTEL, Álamo. Panorama histórico da educação profissional e tecnológica no Brasil. Vivências, v. 18, n. 36, p. 25-45, 2022.
DOS ANJOS, Jussara Soares Marques; GONÇALVES, Edson da Silva; BORGES, Flavia Maciel Vianna; SANTOS, Hannah Jéssica Gomes dos; SILVA, Juliano Almeida da; OLIVEIRA, Lays Cristyna Gomes dos; MARTINS, Letícia Pereira; OGLIARI, Karina Brito da Costa; NEVES, Wanderlan Cabral; BARBOSA, Marcos Haley. A importância do enfermeiro na promoção da saúde de adolescentes no âmbito escolar: relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 15, n. 6, p. e10491-e10491, 2022. DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e10491.2022. Acesso em: 21 dez. 2022.
FERNANDES, Diulie Colares; ZANON, Bruna Pase; ANVERSA, Elenir Terezinha Rizetti; FLORES, Gisela Cataldi. Atuação do enfermeiro frente a educação em saúde no contexto escolar. Brazilian Journal of Health Review, v. 5, n. 4, p. 13377-13391, 2022. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/50678. Acesso em: 20 set. 2023.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. 3. ed. edição. São Paulo: Cortez, 2012.
IFC. Resolução Nº 22/2022 - CONSUPER (11.01.18.67), de 14 de maio de 2022, dispõe sobre a Política de Atendimento ao Estudante do Instituto Federal Catarinense (IFC), Blumenau, Santa Catarina. 2022.
IFC. RESOLUÇÃO Nº 5/2019 - CONSUPER (11.01.18.67), dispõe sobre o Regimento Interno dos Serviços de Enfermagem no Instituto Federal Catarinense (IFC), Blumenau, Santa Catarina. 2019.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. rev. amp. São Paulo: Heccus Editora, 2013.
MACIEL, Ethel Leonor Noia; OLIVEIRA, Carla Braga; FRECHIANI, Janaina Menezes; SALES, Carolina Maia Martins; BROTTO, Leia Damasceno de Aguiar; ARAUJO, Maristela Dalbello. Projeto Aprendendo Saúde na Escola: a experiência de repercussões positivas na qualidade de vida e determinantes da saúde de membros de uma comunidade escolar em Vitória, Espírito Santo. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, p. 389-396, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/kFrfBxYWz8QsL9j3Sr5THzS/abstract/?lang=pt. Acesso em: 22 dez. 2023.
MOREIRA, Doralice. Perguntas e Respostas Comentadas em Enfermagem. Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2015.
MOURA, Dante Henrique. Educação básica e Educação Profissional e Tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos, Ano 23, Vol. 2 - 2007. p. 04-30. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11. Acesso em: 27 set . 2023.
NITSCHKE, Alessandra; PLÁCIDO, Reginaldo Leandro; PITT, Henrique. O núcleo docente básico na construção curricular do ensino médio integrado em um instituto federal: avanços e limites. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 29, n. 3, p. 41-56, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Reginaldo-Placido/publication/356528349. Acesso em: 05 abr. 2023.
OLIVEIRA, Ernani Coimbra de; ADÃO, Isabel Cristina; ROSA, Élida Ferreira Torga. Considerações sobre a enfermagem na escola e suas práticas educativas. Saberes Interdisciplinares, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 29-40, 2018. DOI: 10.2021/saberesinterdisciplinares.v10i19.233. Disponível em: https://uniptan.emnuvens.com.br/SaberesInterdisciplinares/article/view/233. Acesso em: 13 ago. 2023.
PACHECO, Eliezer Moreira. Os institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. 2010.
PACHECO, Eliezer. Fundamentos político-pedagógicos dos Institutos federais: diretrizes para uma educação profissional e tecnológica transformadora. Eliezer Pacheco - Natal: IFRN, 2015, 67p.
PADOIN, Egre; AMORIM, Mário Lopes. O percurso da Educação Profissional no Brasil e a criação dos Institutos Federais nesse contexto. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, v. 15, p. 1-14, 2016.
PEREZ, Serena; DE ISAACS, Lydia Gordon. Experiência da enfermeira escolar em centros educativos. Foco, v. 27, não. 23, pág. 34-48, 2020.
PIRES, Laurena Moreira; QUEIRÓS, Pollyanna de Siqueira; MUNARI, Denize Bouttelet; MELO, Cynthia Ferreira de; SOUZA, Márcia Maria de. A enfermagem no contexto da saúde do escolar: revisão integrativa da literatura. Revista Enfermagem UERJ, [S. l.], v. 20, n. 5, p. 668-675, 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/5968. Acesso em: 7 jul. 2024.
RAMOS, Marise Nogueira. Ensino médio integrado: lutas históricas e resistências em tempos de regressão. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 1, n. 1, p. 27-49, 2017. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/356. Acesso em: 20 mar. 2023.
RAMOS, Marise. Concepção do ensino médio integrado. Seminário promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Pará nos dias 08 e 09 de maio de 2008. Disponível em: forumeja.org.br › concepcao_do_ensino_medio_integrado5. Acesso em: 11 abr. 2023.
RASCHE, Alexandra Schmitt; SANTOS, Maria da Soledade Simeão dos. Enfermagem escolar e sua especialização: uma nova ou antiga atividade. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 66, p. 607-610, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/j/reben/a/3fJ8zrSXSFdJP77s6yw6yyS/?lang=pt. Acesso em: 10 dez. 2022.
SCHENKEL, Cladecir Alberto. Gestão ambiental: perfil profissional e formação em cursos superiores de tecnologia e de bacharelado. 2012. 348 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012 (p. 113-138).Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13630. Acesso em: 18 abr. 2024.
TEODORO, Camily Mylena da Silva; ANGELIM, Francineide de Fátima; ROCHA, Maria Nubia Sousa; Silva, Vanilda de Menezes. A enfermagem no âmbito educacional. 2023. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/search?spc.page=1&query=A%20enfermagem%20no%20%C3%A2mbito%20educacional.%202023. Acesso em: 26 out. 2023.
VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski; DE SOUZA JÚNIOR, Antônio. A educação profissional no Brasil. Revista Interacções, v. 12, n. 40, 2016 DOI: 10.25755/int.10691. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/10691. Acesso em: 14 dez. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pesquisa e Debate em Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.