Educação e saúde

atuação do enfermeiro no ambiente escolar na educação profissional e tecnológica: contribuições para a educação integral

Autores

  • Denise Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, Santa Catarina, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8070-8716
  • Juliana Amadei Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, Santa Catarina, Brasil
  • Reginaldo Leandro Plácido Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, Santa Catarina, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5608-2621
  • Fatima Peres Zago de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, Santa Catarina, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9114-8611
  • Eder Aparecido de Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, Santa Catarina, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2025.v15.44903

Palavras-chave:

Enfermagem, Ensino, Promoção, Prevenção

Resumo

O contexto escolar representa um espaço estratégico para se adquirir conhecimento, realizar mudanças no estilo de vida e de comportamento, pois, pela sua permanência prolongada neste ambiente, o estudante desenvolve vínculos facilitados, tanto para o seu cotidiano imediato, quanto para sua vida. Este artigo configura-se como uma pesquisa documental e bibliográfica com a questão balizadora: de que maneira a enfermagem contribui para a proposta de educação integral oferecida pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia? A análise dos documentos possibilitou compreender a atuação do enfermeiro no ambiente escolar, suas principais ações e contribuições para a educação em saúde. Conclui e apresenta de quais formas suas ações colaboram para uma formação integral do estudante. O trabalho apresenta a história da transformação social que as escolas e os enfermeiros escolares exercem na sociedade brasileira, em especial os assistidos pela Educação Profissional e Tecnológica oferecida pelos Institutos Federais de Ciência e Tecnologia.

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Biografia do Autor

Denise Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, Santa Catarina, Brasil

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Mestre e Doutora em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa-UFV com doutorado sandwich o Instituto Max Planck de Fisiologia Molecular de Plantas (Potsdam/Golm-Alemanha). Pós-doutorado no LCT-II/BIOAGRO-UFV e Pós-doutorado no Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP. Atualmente é professora no Instituto Federal Catarinense nos cursos de Bacharelado em Agronomia, Especialização Lato Sensu em Agronomia: Sistemas Agrícolas Regionais e docente no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4603403455457655   

Juliana Amadei, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, Santa Catarina, Brasil

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Contestado, Especialista em Saúde Coletiva com Ênfase em Estratégia Saúde da Família. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. Atualmente é enfermeira do Instituto Federal Catarinense. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Coletiva.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3014747289390388    

Reginaldo Leandro Plácido, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, Santa Catarina, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba com doutoramento intercalar em História da Educação pela Universidade de Lisboa. Mestre em História e Teologia pelo Instituto Ecumênico de Pós-Graduação em Teologia. Licenciatura em Pedagogia pela Universidade da Região de Joinville. Licenciatura em História pela Faculdade Metropolitana de Blumenau. Licenciatura em Geografia pelo Centro Universitário Claretiano. Bacharel em Teologia pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Professor EBTT do Instituto Federal Catarinense. Docente do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFC. Docente do Mestrado em ensino de Geografia do IFC.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6754849438511308   

Fatima Peres Zago de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, Santa Catarina, Brasil

Licenciada em Matemática pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Especialista em Ensino de Matemática pela Fundação Educacional de Criciúma, Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutora pós-doutoranda em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora desde 1984 e atualmente é professora Titular do Instituto Federal Catarinense com atuação no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Esteve como Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFC (2020-2024) e vice-presidenta da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM (gestão jul. 2019-jul.2022).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2928350526317146  

Eder Aparecido de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, Santa Catarina, Brasil

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos. Fez especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD pela Universidade Federal Fluminense e Especialização em Gestão do Sistema Prisional e Gerenciamento de Crises pela Faculdade de Selvíria-MS. Atualmente é docente do Instituto Federal Catarinense - Área: Sociologia, Professor do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnologia em Rede Nacional, IFC- Campus Blumenau, Diretor de Gestão de Pessoas (DGP). Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia e Ciência Política.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9443185069485662    

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Publicado

2024-01-23

Como Citar

Fernandes, D., Amadei, J., Plácido, R. L., Oliveira, F. P. Z. de, & Carvalho, E. A. de. (2024). Educação e saúde: atuação do enfermeiro no ambiente escolar na educação profissional e tecnológica: contribuições para a educação integral. Pesquisa E Debate Em Educação, 15, 1–16, e44903. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2025.v15.44903

Edição

Seção

Pesquisa aplicada