A formação e o desenvolvimento de competências pedagógicas do professor na educação pública da microrregião Sertões de Crateús/Ceará

Autores

  • Francisco das Chagas Rodrigues de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Formação continuada, Formações institucionais, Formações customizadas, Gestão pedagógica

Resumo

Este trabalho tem por intuito apresentar algumas considerações sobre uma pesquisa, de abordagem qualitativa e de cunho etnográfico, defendida no Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do CAEd/UFJF, que teve como principal objetivo identificar e discutir ações das equipes gestoras de quatro escolas sob a jurisdição da 13ª CREDE, nas quais há o apoio às atividades de formação continuada dos professores. Como percebemos, alguns gestores e professores já têm uma visão diferenciada, cuja perspectiva é a de se fazerem protagonistas de um processo formativo que nasce e se desenvolve no seio da escola, como fruto de uma consciência crítica já amadurecida, que sente a necessidade de aperfeiçoamento para melhor atender às demandas da prática pedagógica do século 21.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB no 9.394), de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaTextoIntegral.action?id=75723>. Acesso em: 17 nov. 2012.
CEARÁ. Anuário do estado do Ceará 2011. Disponível em: <http://www2.ipece.ce.gov.br/publicacoes/anuario/anuario2011>. Acesso em: 20 nov. 2012.
CEARÁ. Relatório Anual do Núcleo Regional de Desenvolvimento da Aprendizagem– NRDEA. 13ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação.Crateús: CREDE 13, 2011.
HARGREAVES, A. Aprendendo a mudar: o ensino para além dos conteúdos e da padronização. Porto Alegre: Artmed, 2002.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2010.
LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. (orgs.). Projeto Revisão Curricular da Habilitação Magistério: núcleo comum e disciplinas da habilitação. São Paulo:Mimeo, 1998.
LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2011.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: _____. Os Professores e a sua formação. Lisboa: Nova Enciclopédia, publicações Dom Quixote, 1992.
OLIVEIRA, F. das C. R. de. Gestão escolar e formação do professor na educação pública da microrregião Sertões de Crateús/Ceará. 2013. 111 f. Dissertação
(Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) – Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013.
PEREIRA, J. E. D. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
ROMANOWSKI, J. P. Formação e profissionalização docente. 3 ed. Curitiba: Ibpex, 2007.

Downloads

Como Citar

Oliveira, F. das C. R. de . (2020). A formação e o desenvolvimento de competências pedagógicas do professor na educação pública da microrregião Sertões de Crateús/Ceará. Pesquisa E Debate Em Educação, 4(1), 103–117. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32037

Edição

Seção

Pesquisa aplicada