As avaliações externas de Matemática na Microrregião de Ubá
um estudo comparado das redes públicas de ensino
Palavras-chave:
Avaliações externas, Microrregião de Ubá/MG, SIMAVE/ Proeb, SAEB/Prova BrasilResumo
Este trabalho apresenta um estudo de abordagem quali-quantitativa, realizado sobre as escolas públicas da microrregião de Ubá/MG, comparando os resultados obtidos nas avaliações externas de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental nas avaliações do SIMAVE (edições de 2010, 2011 e 2012) e Prova Brasil (edições de 2007, 2009 e 2011). O estudo comparado foi realizado a partir da triangulação dos dados levantados nos sites oficiais, das entrevistas e da discussão com os autores que discorrem sobre o tema, utilizando- se um software estatístico para compilação dos dados quantitativos e a análise qualitativa.
Downloads
Referências
CAEd/UFJF. Revista pedagógica: SIMAVE – PROEB 2011: Matemática 5º ano do Ensino Fundamental. Juiz de Fora: CAEd, 2011.
CRESPO, A. A. Estatística fácil. 13. ed. São Paulo: Saraiva: 1995.
FREITAS, K. S. A avaliação e as reformas dos anos de 1990: novas formas de exclusão, velhas formas de subordinação. Disponível em: <http://www.cedes. unicamp.br>. Educ. Soc. Campinas, v. 25, n. 86, p. 133-170, abr. 2004.
MINAS GERAIS. Guia do Especialista em Educação Básica. Secretaria do Estado da Educação. Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica. Belo Horizonte, MG. 2009.
OLIVEIRA, A. P. de M. A Prova Brasil como política de regulação da rede pública do Distrito Federal. 2011. 277 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
OLIVEIRA, M. C. A.; SOARES, C. R. Sistemas de Avaliação em Larga Escala e a Disciplina Matemática: um estudo sobre o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE). In: CONGRESSO IBEROAMERICANO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1, 2011, Covilhã. Anais do I CIHEM,2011.
RIBEIRO, B. B. D. A função social da avaliação escolar e as políticas de avaliação da educação básica no Brasil dos anos 90: breves considerações. Inter-Ação: Revista da Faculdade de Educação – UFG. v. 2, n. 27, p. 127-142,jul./dez. 2002.