Análise da eficiência de metodologias didáticas utilizadas em um projeto de extensão
uma experiência com adolescentes
Palavras-chave:
Educação, Metodologias pedagógicas, AdolescentesResumo
O objetivo do trabalho é relatar a avaliação do uso de maquetes, vídeos, teatro e gincana em oficinas pedagógicas em um projeto de extensão, utilizando a escala de Likert. Avaliou-se o poder de fixação da atenção, compreensão, reflexão e suficiência do tempo para cada tipo de metodologia. O teatro apresentou os maiores índices de atenção e compreensão, a gincana deteve o de reflexão e demonstrou maior eficiência quanto ao tempo, enquanto as maquetes e vídeos foram as menos interessantes nas opiniões dos participantes.
Downloads
Referências
CORRÊA, Guilherme. Pedagogia Libertária: Experiências Hoje. Editora Imaginário, 2000.
COSTA, R.P. B.; LIMA, M.C.P.L.; PINHEIRO, C.V.Q. Os impasses da educação na adolescência contemporânea. Boletim de psicologia, v.60, n.132 São Paulo, 2010.
DA SILVEIRA, A. F.; DE ATAÍDE, A. R. P.; DE FARIASFREIRE, M. L. Atividades lúdicas no ensino de ciências: uma adaptação metodológica através do teatro para comunicar a ciência a todos Playful activities in science teaching: a methodological adaptation through theater. Educar em Revista, n. 34, p. 259, 2009.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A., PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
KOUDELA, Ingrid. Abordagens metodológicas do teatro na educação. Revista Científica, São Luís, V.3, n.2, dezembro 2005.
LARROSA, J. Tecnologias do Eu na Educação. IN: SILVA, Tomaz (org). Estudos Foucaultianos. Rio de Janeiro: Editora Vozes,1994.
MOITA, F.M.G.S.C.; ANDRADE, F.C.B. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Rev. Bras. Educ. [online], vol.14, n.41, pp.269-280, 2009.
POZZOBON, Maria Elizete; BUSATO, Maria Assunta. Extensão universitária: reflexão e ação. Argos Editora Universitária, 2009.
RASSIAL, J.J. O adolescente e o psicanalista. Rio de Janeiro: Companhia de Freud,1999.
SANTIAGO, Alexandre. Teatro-Educação e ludicidade: novas perspectivas em educação. Revista cientifica/ Revista da Faced, n.8, 2004.
VIDOR, Heloise. Drama e teatralidade: o ensino do teatro na escola. Porto Alegre: Mediação, 2010.
VIEIRA, E.; VALQUIND, L. Oficinas de Ensino: O quê? Por quê? Como? 4º ed. Porto Alegre. EDIPUCRS, 2002.