A Gestão escolar e o IDEB da escola

Autores

  • Tufi Machado Soares Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Neimar da Silva Fernandes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Mariana Calife Nóbrega Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Manuel Fernando Palácios da Cunha Melo Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Gestão escolar, Regressão linear múltipla, Análise fatorial

Resumo

Este artigo analisou as características pessoais e de gestão escolar de 2.477 diretores de seis estados do Brasil, com o objetivo de perfilar diretores eficazes, isto é, aqueles que conseguiam maior desempenho da escola, controlada a condição socioeconômica dos seus alunos, por meio de Modelos de Regressão Linear Múltipla. Pôde-se, assim, com base nessas evidências, sintetizar algumas características da liderança mais associadas ao Ideb da escola: estar próximo à comunidade; procurar apoiar estudantes com dificuldade nos estudos, por meio de parceria com pais e professores; conseguir adesão dos professores à gestão, e, por fim, ter atitudes com a intenção de superar obstáculos. Claramente, esses constructos são representativos de uma liderança “objetiva e firme” e “participativa”, apontadas por Reynolds & Teddlie (2008) como características de uma liderança eficaz. Uma novidade é a forma como o diretor é escolhido, o que pode indicar que ela, em geral, pode melhor selecionar um diretor que tenha um perfil mais associado ao de uma liderança eficaz. E, nesse caso, o estudo sugere que “ser indicado por técnicos” não é uma boa opção.

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Como Citar

Soares, T. M., Fernandes, N. da S., Nóbrega, M. C., & Melo, M. F. P. da C. (2020). A Gestão escolar e o IDEB da escola. Pesquisa E Debate Em Educação, 1(1), 38–56. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31598