Desafiando o paradigma do ensino da química

o contributo da Universidade Aberta de Portugal

Autores

  • Carla Maria Bispo Padrel Oliveira Universidade de Lisboa
  • Fernando José Pires Caetano Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

educação a distância on-line, Universidade Aberta, Ensino on-line da química, Laboratórios virtuais, Cursos on-line, E-learning

Resumo

A Universidade tem, ao longo dos anos, mantido uma enorme capacidade para se transformar e adaptar à evolução do Mundo e esse sentido de mudança é também plasmado na constante procura de novos caminhos, novas ideias e novas soluções. Pretende-se com este artigo apresentar o modelo pedagógico da Universidade Aberta – universidade pública portuguesa de ensino a distância – e em particular a sua aplicação ao ensino da química em contexto de e-learning e no âmbito do curso de 1º ciclo em Ciências do Ambiente. São apresentadas as diferentes estratégias que têm vindo a ser desenvolvidas, nomeadamente o recurso a trabalho experimental, o acesso a laboratórios virtuais e a disponibilização de feedback para as atividades formativas e avaliativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Bispo Padrel Oliveira, C. M., & Pires Caetano, F. J. (2018). Desafiando o paradigma do ensino da química: o contributo da Universidade Aberta de Portugal. Pesquisa E Debate Em Educação, 8(2), 275–291. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31177