Comportamento, manejo e bem-estar de mamíferos neotropicais de interesse zootécnico

Autores

  • Selene Siqueira da Cunha Nogueira Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Sérgio Luiz Gama Nogueira Filho Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.34019/2596-3325.2018.v19.24730

Resumo

 

 

A criação de animais não convencionais para atender a crescente demanda por proteína de origem animal de países em desenvolvimento, apesar de ser controversa, é uma realidade mundial. Desta forma, é preciso estabelecer sistemas de produção que promovam o bem-estar desses animais. Neste artigo de revisão, foram descritos alguns dos desafios que animais neotropicais enfrentam ao serem mantidos em cativeiro, tais como os efeitos da ausência de motivação e da previsibilidade no ambiente onde são criados, como horários fixos de alimentação, que comprometem seu bem-estar. Para contrapor, foram mostradas algumas técnicas para detectar problemas e para promover o bem-estar de mamíferos neotropicais com potencial zootécnico. Também foi reforçada a importância do uso de conhecimentos sobre o comportamento social para alcançar o sucesso na sua produção respeitando suas características e necessidades comportamentais. Por outro lado, foi mostrado que a plasticidade comportamental, exibida por algumas espécies, pode ser aproveitada para estabelecer práticas de manejo que viabilizem a atividade, sem comprometer seu bem-estar. Adicionalmente, foram apontadas as lacunas em nosso conhecimento, especialmente os relativos aos comportamentos típicos e/ou anormais. Conclui-se que as técnicas discutidas, como as de manejo alimentar que estimulam a atividade dos animais e de monitoramento do estresse por meio da bioacústica, aqui apresentadas e discutidas, sejam aperfeiçoadas e testadas na produção das diversas espécies de animais neotropicais mantidos em cativeiro mesmo que estejam em cativeiro com diferentes objetivos, tais como em zoológicos, centros de triagem e reabilitação, centros de multiplicação de animais destinados a programa de soltura e, especialmente, nas criações comerciais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Selene Siqueira da Cunha Nogueira, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora Titular/Pleno da Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC, Ilhéus, BA. Bióloga com mestrado (1992) e doutorado (1997) em Etologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo-USP, Pós-doutorado na University of Hawaii at Manoa, EUA (2006). Professora visitante na Université de Liège (2016). Professora visitante na university of Bristol (2017-2018). Atual presidente da Sociedade Brasileira de Etologia-SBEt e membro do comitê assessor de pesquisa da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia- FAPESB. É membro do grupo de especialistas em Pigs, Peccaries and Hippos da IUCN e do Grupo de pesquisas em Animais Silvestres do CNPq. Coordenadora do PPG em Zoologia da Universidade Estadual de Santa Cruz de 2002-2004 e 2012. Foi presidente da Comissão de Ética no uso de animais da UESC (2007). Coordena o Laboratório de Etologia Aplicada/UESC. Atua na área de Etologia Aplicada ao uso e conservação de Animais Silvestres. Desenvolve pesquisas em comportamento social, bem-estar animal e comunicação animal. Recebeu o prêmio internacional André Buldgen Bedim Prize - PRIZE NON-CONVENTIONAL BREEDING AND MINI LIVESTOCK. ITM Colloquium Antwerp, Belgium and BEDIN-2012.

Sérgio Luiz Gama Nogueira Filho, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em ENGENHARIA AGRONÔMICA pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Nutrição Animal pela Universidade de São Paulo (1990), doutorado em Psicologia Experimental (Comportamento Animal) pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-doutorado em Zoologia Aplicada (Manejo de Fauna Silvestre) pela University of Hawaii (UH-2006). Atualmente é Professor Titular Pleno da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Tem experiência nas áreas de Zootecnia e Zoologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: animais silvestres, produção animal, comportamento animal, manejo de fauna silvestre e nutrição animal. Estabeceu sistemas de produção de capivaras, caititus, queixadas e pacas em cativeiro; desenvolveu técnicas de captura e contenção de animais silvestres; formulou dietas nutricionalmente balanceadas para animais silvestres em cativeiro; relacionou aspectos do comportamento social dos animais às técnicas de manejo em cativeiro. Atualmente, além de dar continuidade as suas linhas de pesquisa originais, passou a pesquisar o manejo de espécies de animais silvestres ameaçadas de extinção, como tartarugas marinhas e mico-leão-da-cara-dourada; a estudar os impactos negativos provocados por animais silvestres e a avaliar técnicas para controle dos danos provocados pelo aumento populacional de algumas espécies de animais silvestres. Laureado com o Prêmio Internacional André Buldgen Bedim Prize - PRIZE NON-CONVENTIONAL BREEDING AND MINILIVESTOCK. ITM Colloquium Antwerp, Belgium and BEDIN-2012.

Downloads

Publicado

2018-06-07