Physiological indicators of animal welfare

Autores

  • Mônica Serra Centro de Aquicultura da Unesp, Universidade Estadual Paulista—UNESP, Jaboticabal, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-2496-8430
  • Carla Patricia Bejo Wolkers Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, Universidade Federal de Uberlândia—UFU, Ituiutaba, MG, Brasil.
  • Elisabeth Criscuolo Urbinati Centro de Aquicultura da Unesp, Universidade Estadual Paulista—UNESP, Jaboticabal, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34019/2596-3325.2018.v19.24726

Resumo

A manutenção de um bem-estar bom em animais mantidos em cativeiro e fazendas depende da avaliação apropriada do bem-estar destes animais, de modo a evitar manejo inapropriado e manter condições que provêm bem-estar bom. O uso de indicadores fisiológicos é encorajado, uma vez que estes são métodos quantitativos e não subjetivos. Entretanto, o uso de ferramentas fisiológicas é difícil para a avaliação de bem-estar bom. Quando são utilizadas como indicadores de estresse e dor, é preciso ter cautela na interpretação dos resultados bem como utilizar uma avaliação multicritério. Essa revisão sintetiza as premissas, as aplicações e a complexidade do uso de indicadores fisiológicos na avaliação do bem-estar animal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Serra, Centro de Aquicultura da Unesp, Universidade Estadual Paulista—UNESP, Jaboticabal, SP, Brasil.

Departamento de Morfologia e Fisologia Animal; área de atuação: Fisiologia e Comportamento Animal

Downloads

Publicado

2018-06-07