Etograma do muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides - E. Geoffroy, 1806) mantido em cativeiro

Autores

  • Ana Cláudia Marera dos Santos Fundação Parque Zoológico de São Paulo, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-8088-1594
  • Oriel Nogali Coordenador do Departamento de Enriquecimento Comportamental da Fundação Parque Zoológico de São Paulo, FPZSP, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34019/2596-3325.2017.v18.24608

Resumo

O muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides – E. Geoffroy, 1806) é uma espécie de primata neotropical bastante estudada em vida-livre, resultando em inúmeros e importantes trabalhos sobre a ecologia da espécie, que contribuem significativamente para projetos de conservação. Contudo, estudos realizados em cativeiro são escassos. Assim, sabendo da importância sobre o conhecimento comportamental de animais em cativeiro para tomadas de decisão sobre manejo, reprodução, condições de bem-estar e ações para futuros programas de soltura, o presente estudo teve como objetivo elaborar um catálogo comportamental (etograma) para um grupo cativo de muriquis-do-sul machos, com idade entre 03 e 14 anos, mantidos na Fundação Parque Zoológico de São Paulo (FPZSP). O catálogo contribuirá para estudos sobre o bem-estar de muriquis mantidos em cativeiro, bem como processos de adaptação ou outros estudos etológicos. O método utilizado para a elaboração do etograma foi o ad libitum, resultando na descrição de oitenta e quatro comportamentos, classificados em doze categorias.

Downloads

Biografia do Autor

Ana Cláudia Marera dos Santos, Fundação Parque Zoológico de São Paulo, SP, Brasil.

Graduada em Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Nove de Julho (2010). Atuou durante seis meses no Aquário de São Paulo, no setor de Educação Ambiental e Manejo de animais silvestres. Estagiou em um Mantenedouro Conservacionista de Fauna, onde desenvolveu análise comportamental e introdução de enriquecimento-ambiental para um grupo cativo de macacos-prego; além de trabalhos na área de manejo e cuidado animal e análise comportamental de primatas e outros animais em cativeiro. Atuou como professora de Ciências e Biologia para turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio em Instituição de Ensino Privada, durante o período de um ano. Foi Bióloga Aprimoranda (residente) na Fundação Parque Zoológico de SP (Programa de Enriquecimento Comportamental Animal), onde desenvolveu atividades de manejo, enriquecimento ambiental, análise comportamental e condicionamento operante com mamíferos, aves e répteis e pesquisas de cunho científico na área de cognição e comportamento animal. Além de participar de atividades de campo para monitoramento de primatas em vida-livre. Atuou como técnica em meio ambiente em consultoria ambiental com gerenciamento de áreas contaminadas. Atualmente é assistente ambiental em empresa de consultoria, participando da elaboração de planos de manejo, avaliação de impacto ambiental, projetos de reparação ambiental e identificação vegetal. Também atua na condição de consultora autônoma em projetos de identificação de fauna e flora e de educação socio-ambiental.

Downloads

Publicado

2017-09-10