Etograma do muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides - E. Geoffroy, 1806) mantido em cativeiro

Autores

  • Ana Cláudia Marera dos Santos Fundação Parque Zoológico de São Paulo, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-8088-1594
  • Oriel Nogali Coordenador do Departamento de Enriquecimento Comportamental da Fundação Parque Zoológico de São Paulo, FPZSP, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34019/2596-3325.2017.v18.24608

Resumo

O muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides – E. Geoffroy, 1806) é uma espécie de primata neotropical bastante estudada em vida-livre, resultando em inúmeros e importantes trabalhos sobre a ecologia da espécie, que contribuem significativamente para projetos de conservação. Contudo, estudos realizados em cativeiro são escassos. Assim, sabendo da importância sobre o conhecimento comportamental de animais em cativeiro para tomadas de decisão sobre manejo, reprodução, condições de bem-estar e ações para futuros programas de soltura, o presente estudo teve como objetivo elaborar um catálogo comportamental (etograma) para um grupo cativo de muriquis-do-sul machos, com idade entre 03 e 14 anos, mantidos na Fundação Parque Zoológico de São Paulo (FPZSP). O catálogo contribuirá para estudos sobre o bem-estar de muriquis mantidos em cativeiro, bem como processos de adaptação ou outros estudos etológicos. O método utilizado para a elaboração do etograma foi o ad libitum, resultando na descrição de oitenta e quatro comportamentos, classificados em doze categorias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Marera dos Santos, Fundação Parque Zoológico de São Paulo, SP, Brasil.

Graduada em Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Nove de Julho (2010). Atuou durante seis meses no Aquário de São Paulo, no setor de Educação Ambiental e Manejo de animais silvestres. Estagiou em um Mantenedouro Conservacionista de Fauna, onde desenvolveu análise comportamental e introdução de enriquecimento-ambiental para um grupo cativo de macacos-prego; além de trabalhos na área de manejo e cuidado animal e análise comportamental de primatas e outros animais em cativeiro. Atuou como professora de Ciências e Biologia para turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio em Instituição de Ensino Privada, durante o período de um ano. Foi Bióloga Aprimoranda (residente) na Fundação Parque Zoológico de SP (Programa de Enriquecimento Comportamental Animal), onde desenvolveu atividades de manejo, enriquecimento ambiental, análise comportamental e condicionamento operante com mamíferos, aves e répteis e pesquisas de cunho científico na área de cognição e comportamento animal. Além de participar de atividades de campo para monitoramento de primatas em vida-livre. Atuou como técnica em meio ambiente em consultoria ambiental com gerenciamento de áreas contaminadas. Atualmente é assistente ambiental em empresa de consultoria, participando da elaboração de planos de manejo, avaliação de impacto ambiental, projetos de reparação ambiental e identificação vegetal. Também atua na condição de consultora autônoma em projetos de identificação de fauna e flora e de educação socio-ambiental.

Downloads

Publicado

2017-09-10