Morfometria externa na diferenciação sexual de Oncideres saga (Dalman, 1823) (Coleoptera: Cerambycidae)

Autores

  • Gláucia Cordeiro Departamento de Entomologia, Casa dos Cupins. Universidade Federal de Viçosa. CEP 36570-000, Viçosa – MG, Brasil.
  • Norivaldo dos Anjos Departamento de Entomologia, Casa dos Cupins. Universidade Federal de Viçosa. CEP 36570-000, Viçosa – MG, Brasil.
  • Carolina Rocha da Silva Departamento de Entomologia, Casa dos Cupins. Universidade Federal de Viçosa. CEP 36570-000, Viçosa – MG, Brasil.
  • Pedro Guilherme Lemes Departamento de Entomologia, Casa dos Cupins. Universidade Federal de Viçosa. CEP 36570-000, Viçosa – MG, Brasil.

Resumo

Cerambicídeos, usualmente, são diferenciados sexualmente pelo tamanho de seu corpo. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi encontrar diferenças quantitativas na morfologia externa de Oncideres saga que possibilitem a sua diferenciação sexual. Para tal, foram coletados insetos adultos de O. saga em um plantio de Acacia mangium, localizado em Coimbra-MG. A caracterização do corpo de machos e fêmeas foi realizada através da análise de 25 variáveis morfométricas. Dentre estas variáveis, apenas o comprimento total da antena e o comprimento do escapo dos machos apresentaram diferença significativa, quando comparado com os das fêmeas. O comprimento total da antena dos machos é cerca de duas vezes e meia maior do que o comprimento do seu élitro e nas fêmeas este comprimento é, apenas, uma vez e meia maior do que o comprimento do seu élitro. Os comprimentos do segundo, terceiro e quarto antenômeros não diferiram estatisticamente entre machos e fêmeas. A partir do quinto antenômero, os comprimentos foram maiores nos machos do que nas fêmeas, sendo que esta diferença foi mais expressiva no décimo e décimo primeiro. Assim, a diferenciação sexual de O. saga pode ser realizada através do comprimento total da antena, dando ênfase ao seu décimo primeiro antenômero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-10-15