Frugivoria e dispersão de sementes por aves em Casearia sylvestris Sw. (Salicaceae) na região centro-leste do Estado de São Paulo

Autores

  • Samira Athiê Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva, Universidade Federal de São Carlos. Rodovia Washington Luiz, Km 235, Caixa Postal 676, CEP 13565-905, São Carlos, SP, Brasil.
  • Manoel Martins Dias Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva, Universidade Federal de São Carlos. Rodovia Washington Luiz, Km 235, Caixa Postal 676, CEP 13565-905, São Carlos, SP, Brasil.

Resumo

Foram estudadas a frugivoria e a dispersão potencial de sementes por aves em Casearia sylvestris, visando fornecer informações sobre a sua ecologia bem como subsídios para a utilização da espécie em projetos de recuperação de áreas degradadas. Em 22 horas de observações focais em um indivíduo localizado em área de reflorestamento misto, em Rio Claro, São Paulo, foram registradas 17 espécies de aves, distribuídas em cinco famílias, consumindo um total de 118 frutos durante 206 visitas alimentares à planta. As espécies de aves onívoras (82,4%, n=14) consumiram 84,5% dos frutos, enquanto as insetívoras (17,6%, n=3) consumiram 15,5% dos frutos. Mais da metade das remoções de frutos (55,3%) foram efetuadas na posição dereaching e 32,5% em hovering, devido à dificuldade de sustentação das aves nos ramos, que são bastante flexíveis. Houve potencial dispersão em 87,4% dos frutos consumidos, os quais foram engolidos sem mandibulação. A espécie C. sylvestrismerece destaque em projetos de recomposição florestal, já que apresentou um grande potencial de dispersão das sementes e atraiu uma grande quantidade de aves durante a época seca, quando há escassez de recursos alimentares nos trópicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-10-07