Fauna de morcegos (Mammalia, Chiroptera) em cavernas do bioma Cerrado na região de Indiara (Goiás)

Autores

  • João Paulo Antunes da Silva Laboratório de Pesquisa Ecológica e Educação Científica, Universidade Estadual de Goiás- UnUCET, campus de Anápolis, BR 153,Km 98, Caixa Postal 459. CEP 75074-840, Anápolis, GO, Brasil.
  • Adriana Rosa Carvalho Laboratório de Pesquisa Ecológica e Educação Científica, Universidade Estadual de Goiás- UnUCET, campus de Anápolis, BR 153,Km 98, Caixa Postal 459. CEP 75074-840, Anápolis, GO, Brasil.
  • José Augusto de Oliveira Motta IBAMA-GO, Rua 229, 95. CEP 74605-090, Goiânia, GO, Brasil

Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar a composição, diversidade e sazonalidade de espécies de morcegos em quatro cavernas da região de Cerrado do município de Indiara, Goiás. Foram feitas três capturas nas cavernas Lapa do Joel, Caverna dos Marimbondos, Caverna NH3 e Lapa Grande entre outubro de 2003 e abril de 2004. No total dez espécies pertencentes a três famílias foram registradas. A maior riqueza foi da família Phyllostomidae com oito espécies: Desmodus rotundus, Glossophaga soricina, Carollia perspicillata, Chrotopterus auritus, Mimon bennettii, Lonchorhina aurita, Lonchophylla dekeyseri e Micronycteris megalotis. As famílias Emballonuridae e Natalidae foram representadas por apenas uma espécie cada: Peropteryx macrotis e Natalus stramineus, respectivamente. A composição da comunidade foi semelhante entre as cavernas (Índice de Jaccard: 0,62-0,73). De modo geral, houve uma variação da riqueza e abundância entre as cavernas e por estação do ano, atribuindo um valor de conservação de cavernas para o aumento da diversidade de quirópteros do Cerrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-09-14