Dinâmica populacional e distribuição espacial de Tricolia affinis (Mollusca:Gastropoda) associados a Sargassum spp. no litoral norte de São Paulo.

  • Pedro Henrique C. Pereira Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Centro de Tecnologia e Geociências - Cidade Universitária - 50670-901, Recife - PE.
  • Patrícia Castilho de Biasi Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos - UNIFEOB - Avenida Dr. Octávio Bastos s/n - Jardim Nova São João. São João da Boa Vista – São Paulo
  • Giuliano Buzá Jacobucci Laboratório de Ecologia, Instituto de Biologia, Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

No presente trabalho foi investigada a dinâmica populacional e a distribuição espacial do gastrópode Tricolia affinis associado à alga parda Sargassum spp., em três praias do litoral norte do Estado de São Paulo (Fortaleza, Lázaro e Perequê-Mirim). Visando analisar a distribuição espacial de Tricolia affinis, foram coletadas aleatoriamente 15 frondes de Sargassum na região do infralitoral de cada praia. Para analisar a dinâmica populacional do gastrópode, assim como a variação da biomassa do Sargassum e das epífitas, foram realizadas coletas mensais entre junho de 2000 e maio de 2001, na praia da Fortaleza. Foi registrada diferença entre a densidade de gastrópodes somente entre as praias do Lázaro e Perequê-Mirim. A abundância de gastrópodes registrada na praia do Perequê-Mirim, assim como a biomassa de Sargassum e das epífitas mostrou-se diferente da praia do Lázaro, provavelmente devido à influência de fatores ambientais. Com relação à dinâmica populacional, observou-se a presença do de juvenis de Tricolia affinis em todos os períodos de coleta, com uma tendência de aumento em novembro e dezembro de 2000 e uma grande variação na estrutura de tamanho dos gastrópodes. Esses dados sugerem reprodução contínua da espécie ao longo do ano, padrão relativamente comum para a macrofauna fital de regiões tropicais e subtropiais.

Publicado
2011-02-14