Fauna Culicidae (Diptera) em depressões de Rochas da margem de um Ribeirão no Norte do Paraná

  • José Lopes universidade estadual de londrina
  • Fernando Pereira dos Santos unifil
  • Emerson Augusto Castilho Martins universidade de são paulo
  • Paulo Antonio Cypriano Pereira
  • Jose Eduardo de Oliveira
  • Osmar de Oliveira
  • Bertolino Pedro de Oliveira Neto
  • Valdecir Nunes
  • João Antonio Cyrino Zequi Centro Universitário Filadélfia

Resumo

Depressões em rochas com retenção de água são microhabitats que oferecem condições peculiares de iluminação, oxigenação e variação térmica em curtos períodos de tempo. Algumas espécies de Culicidae exploram este tipo de ambiente como sítio de oviposição e desenvolvimento de seus estágios imaturos. Este trabalho objetivou o levantamento de espécies de Culicidae que colonizam depressões em rocha nas margens de um ribeirão no Norte do Paraná. A área de pesquisa localiza-se no município de Sapopema, PR., na margem esquerda do ribeirão Lageado Liso. Foram escolhidos 10 pontos de coleta, nestes locais, dos quais foram analisados alguns aspectos ecológicos e correlacionados à abundância das espécies encontradas. Foram realizadas coletas mensais de novembro de 2000 a outubro de 2001. Um total de 4.574 formas imaturas foi coletado. Aedes fluviatilis 72,34%, Culex grupo Coronator 16,51%, Culex mollis 5,10%, Anopheles argyritarsis 2,65%, Lutzia bigoti 1,84% e Culex eduardoi 1,57%. A maior abundância das espécies foi observada no verão. As condições de incidência solar direta e a presença de vegetação aquática ou semi-aquática, foram fatores determinantes na colonização deste microhabitat.

Biografia do Autor

José Lopes, universidade estadual de londrina
Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (1976), mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1981) e doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná (1992). Atualmente é professor associado c da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Ecologia e controle, com ênfase em Ecologia de Culicidae, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia e Biologia de Culicidae, controle biológico, Desenvolvimento, produção e testes de bioinseticida a base de Bacillus thuringiensis israelensis para controle de larvas de Culicidae e Simuliidae.
Fernando Pereira dos Santos, unifil
Graduado em Licenciatura Em Ciências Biológicas, especialista em higiene e ciências de alimentos, mestre em Agronomia e doutorando na mesma área. Atualmente é docente do Centro Universitário Filadélfia. Tenho experiência em docência nas seguintes áreas, microbiologia, bioquímica, bromatologia, tecnologia de alimentos, fisiologia do exercício e do envelhecimento e fisiologia geral.
Emerson Augusto Castilho Martins, universidade de são paulo
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (2001) e mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (2003). Atualmente realiza doutorado em Fisiologia Geral, no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, onde recebe bolsa pela FAPESP. Foi professor universitário ministrando aulas de Fisiologia Geral e Humana, Biofísica e Patologia para turmas de Ciências Biológicas, Enfermagem e Fisioterapia por 2 anos na Faculdade de Apucarana, professor de ensino médio no Colégio Fênix Londrina, professor de ensino fundamental no Colégio Alfa - Londrina, professor de ensino técnico no Instituto Filadélfia - Londrina e administrador de sistema do XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia da Universidade Estadual de Londrina. Atualmente trabalha com pesquisa em Leishmaniose, estudanto a relação fisiológica entre o parasita e a célula hospedeira.
Paulo Antonio Cypriano Pereira
Docente Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia - Triangulo Mineiro, Uberaba/MG
Jose Eduardo de Oliveira
Funcionário 17 regional de Saude Londrina-PR
Osmar de Oliveira
Funcionário 17 regional de saude, Londrina, Paraná
Bertolino Pedro de Oliveira Neto
Funcionário 17 regional de Saúde, Londrina, Pr
Valdecir Nunes
Funcionário 17 regional de Saúde, Londrina, Pr
João Antonio Cyrino Zequi, Centro Universitário Filadélfia
Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (1999) , mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (2001) e Doutorado Em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (2005), com a tese: Avaliação de formulações com Bacillus thuringiensis subesp. israelensis para o controle de Culicidae (Diptera), Ano de Obtenção da titulação: 2005. Atualmente é Professor III Grau ASI do Centro Universitário Filadélfia, desde fevereiro de 2000, onde trabalha com as disciplinas de Zoologia dos invertebrados inferiores e superiores, Fisiologia Animal, Biologia de campo I e II. Professor Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, nível AS-A, Carga horária: 20h junto a Universidade Estadual de Londrina no período de 2003 a 2005, onde trabalhou com disciplinas de Entomologia e Zoologia para os cursos de Ciências Biológicas, Agronomia e Zootecnia. Tem experiência na área de Zoologia , com ênfase em Entomologia, atuando principalmente nos seguintes temas com pesquisa: Culicidae, Controle Biológico e Dengue. Coordenador do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Filadélfia Unifil desde fevereiro de 2003; Coordenador dos laboratórios da área básica de Biologia do Centro Universitário Filadélfia de Londrina desde junho de 2001, Coordenador do curso de Auditoria, Gestão e Planejamento Ambiental (lato sensu) da Unifil desde 2007. Avaliador de curso de graduação pelo INEP/MEC.
Publicado
2014-01-20