#JogandoComEspectadores

Experiências do jogar-assistir interativo na Twitch.tv, platform capture e a domesticação de potenciais do play

Autores

Resumo

Analisando a coexperiência na espectatorialidade de jogos na Twitch.tv, assim como as potências do jogar-assistir interativo na plataforma, é possível reconhecer modos de produção e consumo que inserem o espectador no jogar e subvertem noções do assistir e do play clássico. Enquanto o assistir interativo permeado por hacks, mods e bots de usuários e coletivos autônomos e pequenas empresas caracteriza um desafio a grandes nomes do mercado dos jogos, o fenômeno de platform capture, onde a indústria reconhece, sequestra e monopoliza tais potenciais do play, se mostra como mais uma instância da colonização deste pelo capitalismo neoliberal. O artigo busca lançar luz sobre o cenário, refletindo sobre como práticas do jogar-assistir interativo surgem, e como têm sido experienciadas, apropriadas e moldadas por diversos atores e as instituições que abrigam suas atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dara Coema, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Comunicação e Bacharel em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense. Coordenadora técnica do projeto social Gaming Parque, integrante do "mediaLudens: grupo de pesquisa em mídias digitais, experiência e ludicidade" e parte da diretoria do projeto de extensão Game Clube UFF (PROEX/UFF).

Emmanoel Ferreira, Universidade Federal Fluminense

Professor do Departamento de Mídia e Estudos Culturais e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (Niterói/Rio de Janeiro, Brasil). Coordenador do mediaLudens: Grupo de Pesquisa em Mídias Digitais, Experiência e Ludicidade. E-mail: emmanoelf@id.uff.br.

Downloads

Publicado

2024-02-26