Aspectos melodramáticos em narrativas interativas e seriadas no caso da adaptação de The Last of Us
Implicações sobre a análise de jogos eletrônicos
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar se, e como, elementos melodramáticos são transpostos na adaptação da franquia transmídia The Last of Us, com especial foco no arco das personagens Bill e Frank. Primeiro: analisa-se a narrativa canônica com apoio em teóricos que discutem o melodrama propriamente (Brooks, 1995; Elsaesser, 1987). Em segundo, analisa-se a obra seriada com o mesmo apoio teórico, mas destacando rupturas e continuidades narrativas no recorte. A análise permite apontar por um lado como, mesmo nas especificidades do que é e como é feito um jogo eletrônico, é possível destacar aspectos melodramáticos no que diz respeito a sua narrativa e como ainda existem mecânicas de interação com esses mesmos aspectos que estendem a experiência narrativa. Por outro, como o próprio melodrama tem diferentes horizontes a partir da interação com a narrativa possibilitada pelos jogos eletrônicos.
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