Aspectos melodramáticos em narrativas interativas e seriadas no caso da adaptação de The Last of Us

Implicações sobre a análise de jogos eletrônicos

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar se, e como, elementos melodramáticos são transpostos na adaptação da franquia transmídia The Last of Us, com especial foco no arco das personagens Bill e Frank. Primeiro: analisa-se a narrativa canônica com apoio em teóricos que discutem o melodrama propriamente (Brooks, 1995; Elsaesser, 1987). Em segundo, analisa-se a obra seriada com o mesmo apoio teórico, mas destacando rupturas e continuidades narrativas no recorte. A análise permite apontar por um lado como, mesmo nas especificidades do que é e como é feito um jogo eletrônico, é possível destacar aspectos melodramáticos no que diz respeito a sua narrativa e como ainda existem mecânicas de interação com esses mesmos aspectos que estendem a experiência narrativa. Por outro, como o próprio melodrama tem diferentes horizontes a partir da interação com a narrativa possibilitada pelos jogos eletrônicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allison Vicente Xavier Gonzalez, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrando pelo Programa de Imagem e Som (PPGis) pela Universidade Federal de São Carlos (UFScar). Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Mato Grosso. Pesquisador na área de Epistemologia das Ciências Humanas e narrativas audiovisuais: adaptações de jogos eletrônicos no Cinema.

Massarolo, Universidade Federal de São Carlos

Cineasta, professor universitário, Doutor em Cinema pela USP, é diretor e roteirista de vários filmes, entre os quais, São Carlos / 68 e O Quintal dos Guerrilheiros. Autor de O Potencial narrativo dos videogames e Povo no Cinema: Um estudo sobre Abril Despedaçado, entre outros artigos. É professor associado da Universidade Federal de São Carlos e, atualmente, pesquisa a narrativa transmídia.

Downloads

Publicado

2024-02-26