Espaços de in-diferença e o trabalho doméstico no cinema latino-americano do século XXI
perspectivas decoloniais
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-8191.2022.v9.39276Resumo
Na contramão das teorias hegemônicas do feminismo —eurocêntrico, branco, universalizador da mulher—, oferece-se uma perspectiva decolonial de reconhecimento da diferença, a partir da experiência da mulher racializada no contexto latino-americano. Busca-se entender como filmes latino-americanos do século XXI figuram mulheres que realizam trabalho doméstico remunerado e convivem entre os espaços da casa onde moram e/ou trabalham e os espaços da cidade em O pântano (La ciénaga, Lucrecia Martel, Argentina, 2001), A teta assustada (La teta asustada, Claudia Llosa, Peru, 2009), O menino-peixe (El Niño Pez, Lucía Puenzo, Argentina, 2009), Que horas ela volta? (Anna Muylaert, Brasil, 2015). De formas distintas e com graus diferentes de visibilidade, esses filmes chamam a atenção para as diversas maneiras pelas quais as personagens reinventam formas de luta e sobrevivência em meio às múltiplas opressões que atravessam suas vidas como empregadas domésticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).