Diversidade na produção e na docência audiovisual no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-8191.2022.v9.38572

Resumo

A partir da elaboração de uma base de dados de longas-metragens brasileiros contemporâneos e de uma pesquisa sobre docentes de cursos de audiovisual no país, este artigo apresenta a distribuição por gênero e cor/raça de diretores, roteiristas e protagonistas dos longas-metragens brasileiros de maior público e bilheteria em salas comerciais entre 1995 e 2016, e a distribuição de gênero, cor/raça e deficiência de docentes e técnicos de cursos de audiovisual. Os resultados demonstram que as desigualdades de gênero e cor/raça estão presentes tanto na produção quanto na docência no audiovisual brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Meleiro, Universidade Federal de São Carlos

Pós-doutorado junto à University of London e Professora do Bacharelado em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos e do Mestrado Profissional em Mídias Criativas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenadora do Centro de Análise do Cinema e do Audiovisual (CENA/UFSCar) e Presidente do IC – Instituto das Indústrias Criativas, membro da UNCTAD/ONU. Foi Presidente do FORCINE (Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual) entre 2016-2020, Autora de 09 livros sobre cinema mundial, políticas e indústria audiovisual. Atuou como Research Fellow na Dinamarca junto à Aarhus University e VIA University/ School of Business, Technology and Creative Industries e como Consultora de empresas como Netflix Brasil, Anima Mundi, JLeiva, Itaú Cultural, Spcine, dentre outras.

Paula Alves, Membro do GP CENA/ UFSCar

Diretora do Instituto de Cultura e Cidadania Femina e do Femina - Festival Internacional de Cinema Feminino. Doutora em População, Território e Estatísticas Públicas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE/IBGE. Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais também pela ENCE/IBGE. Formada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Membro do Grupo de Reconhecimento de Universos Artísticos/Audiovisuais – GRUA e do Centro de Análise do Cinema e do Audiovisual (CENA)/UFSCar.

Tainá Xavier, UFF

Tainá Xavier é doutoranda no PPGCine da UFF, mestre em Artes Visuais pela EBA/UFRJ e graduada em Comunicação Social - Cinema pela UFF. Atua na direção e produção de arte desde 1997 e no ensino de cinema e audiovisual desde 2014, lecionando atualmente na ESPM Rio. Integra o grupo de pesquisa CNPq NIDAA - Núcleo de investigação em direção de arte audiovisual. Autora de artigos acadêmicos e coautora do capítulo A presença do “feminino” na direção de arte no cinema brasileiro no livro Trabalhadoras do Cinema Brasileiro.

Downloads

Publicado

2022-12-16