Futurismo e gênese de gênero na ficção científica brasileira
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-8191.2021.v8.36736Resumo
O surgimento recente de movimentos futuristas buscando ter voz sobre a imaginação do futuro, frequentemente usam as comunidades de leitores e escritores de ficção científica como um de seus pilares. Seus proponentes querem assumir a autoria de um novo movimento, mobilizando a comunidade de FC e o trabalho de arquivamento dos fãs, mas há dúvidas se conseguirão atingir massa crítica suficiente para efetuar mudanças coletivas mais amplas. Tomando como exemplo o subgênero sertãopunk, este artigo discutirá o colonialismo interno do regionalismo brasileiro que resultou na criação de uma identidade espacial para a região Nordeste, que agora é questionada, e argumentará que a motivação política vem se fundindo com intervenções no gênero na FC brasileira para formar uma das infraestruturas do futurismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).