Era uma vez um crime

A linguagem documental e o gênero da ficção policial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-8191.2021.v1.35595

Resumo

Este trabalho propõe uma reflexão sobre o gênero policial trabalhado no audiovisual a partir de elementos do documentário com as características da narrativa ficcional. Como metodologia, são descritos elementos utilizados na edição e no roteiro dos episódios da produção Elize Matsunaga: Era uma vez um crime, da Netflix, produção nacional lançada em 2021. A hipótese discutida é a de que os documentários policiais em formato de seriados estão utilizando vários recursos familiarizados na ficção audiovisual, auxiliados pelo processo de espetacularização do crime, em que há o deslocamento do enigma, já que trabalham com casos de ampla repercussão midiática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Helich, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutoranda do PPGCOM da PUC-Rio. Integrante do Grupo de Pesquisa “Narrativas da vida moderna na cultura midiática – dos folhetins às séries audiovisuais”.

Tatiana Siciliano, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Líder do Grupo de Pesquisa “Narrativas da vida moderna na cultura midiática – dos folhetins às séries audiovisuais”.

Valmir Moratelli, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutorando do PPGCOM da PUC-Rio. Integrante do Grupo de Pesquisa “Narrativas da vida moderna na cultura midiática – dos folhetins às séries audiovisuais”.

Downloads

Publicado

2022-03-06