Gramática, ensino e representação linguística
Reflexões sobre o uso e a classificação verbal em dois modelos de referência
Palavras-chave:
Ensino gramatical., Verbos., Classificação verbal., Gramática descritiva., Gramática normativa.Resumo
O presente artigo propõe uma análise comparativa acerca do uso dos verbos e das classificações verbais na Gramática: 360º da Língua Portuguesa, de Emília Amaral, de cunho normativo, e na Gramática do Português Brasileiro, de Mário A. Perini, de perspectiva descritiva. O objetivo é compreender como diferentes concepções gramaticais estruturam os conteúdos verbais. A pesquisa parte da necessidade de refletir sobre o ensino de gramática no Brasil, desde o período colonial até o século XX, e da influência dessas abordagens no contexto pedagógico contemporâneo. A metodologia adotada é bibliográfica e documental, com foco na comparação das estruturas, classificações e usos verbais nas obras analisadas, além de contextualização histórica. A gramática de Emília Amaral preserva uma organização tradicional, centrada na norma culta e em classificações morfológicas e sintáticas convencionais, ao passo que a gramática de Perini enfatiza uma estruturação pautada na descrição da língua em uso.
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