Construindo um léxico sem palavras: por uma teoria de aquisição lexical baseada em morfemas

Autores

Palavras-chave:

aquisição lexical, Morfologia Distribuída, morfema, palavra

Resumo

Neste trabalho, exploramos as implicações da adoção do conceito palavra (morfológica) como unidade fundamental no reconhecimento dos itens lexicais e na construção do léxico durante a aquisição da linguagem. Começamos revisitando as principais críticas que consideram a palavra insuficiente dos pontos de vista do armazenamento fonológico e semântico, do desencadeamento e da produção. Em seguida, apresentamos três conjuntos de evidências empíricas que contestam a centralidade da palavra e favorecem o morfema: (1) as primeiras produções das crianças adquirindo línguas polissintéticas; (2) a queda de desempenho como função de complexidade morfológica observada em um modelo computacional de aquisição lexical; e (3) a hipersegmentação na aquisição da língua escrita. Tendo sistematizado as evidências contrárias à palavra na aquisição lexical e motivados por essas questões, apontamos um caminho para conciliar teorias de aquisição lexical e de aquisição morfológica, conjugando as diferentes propostas já estabelecidas na literatura com uma visão não lexicalista da língua. Descrevemos um possível mecanismo de aquisição lexical no qual que a criança busca inicialmente as menores unidades que pode depreender dos dados de entrada – os morfemas –, promovendo assim a aquisição simultânea e equivalente de raízes e de afixos.

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2024-12-23

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Artigos