Psicolinguística experimental: aquisição, compreensão e produção da linguagem

Autores

Palavras-chave:

Psicolinguística, Processamento linguístico, Aquisição da linguagem, Compreensão, Produção

Resumo

A psicolinguística se constitui como um campo de estudos que busca ser interdisciplinar, mas
teoricamente coerente e que visa a formular uma abordagem unificada sobre a comunicação
linguística humana do ponto de vista mentalista. Diferencia-se de outras disciplinas que também
se interessam pela relação entre linguagem e mente ao tentar desvendar a natureza das
operações mentais envolvidas no processamento linguístico, concebendo a linguagem como um
sistema cognitivo inserido na complexa dinâmica entre o geral e o específico da mente humana.
O presente artigo traz uma caracterização da área e apresenta um conjunto de pesquisas
recentes desenvolvidas no âmbito da psicolinguística experimental no cenário brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BUCHWEITZ, A.; MOTA, M. B. (orgs.) Linguagem e Cognição: Processamento, Aquisição e

Cérebro. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015.

DIJKSTRA, T.; VAN HEUVEN, W. J. B. The architecture of the bilingual word recognition system:

From identification to decision. Bilingualism: Language and Cognition, v. 5, n. 3, 175-197,

DOI: https://doi.org/10.1017/S1366728902003012

ERVIN, S. M.; OSGOOD, C. E. Second language learning and bilingualism. Journal of Abnormal and

Social Psychology, v. 49, n. 2, p. 275-279, 1954.

FODOR, J. The Modularity of Mind. Cambridge, Mass: MIT Press., 1983.

GARNHAM, A.; GARROD, S.; SANFORD, A. Observations on the Past and Future of Psycholinguistics.

Veredas – Revista de Estudos Linguísticos | E-ISSN: 1982-2243 | v.27, n.1, 2023 e2668 13 de 14

In: TRAXLER, M.; GERNSBACHER, M. A. Handbook of Psycholinguistics. Amsterdam: Elsevier, 2006.

GROSJEAN, F.; LI, P. (Eds.). The psycholinguistics of bilingualism. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons,

JIANG, N. Six decades of research on lexical representation and processing in bilinguals. In:

SCHWIETER, J. W. (Ed.) The Cambridge Handbook of Bilingual Processing. Cambridge Handbooks in

Language and Linguistics. Cambridge University Press, 2015. p. 29-84.

KANTOR, J. R. An objective psychology of grammar. Indiana University Publications, 1936. DOI:

https://doi.org/10.1037/13513-000

KRAFFT, P. M.; GRIFFITHS, T. L. Levels of Analysis in Computational Social Science (Conference

Paper). 40th Annual Meeting of the Cognitive Science Society, CogSci 2018, p. 1963-1968, 2018.

KROLL, J. F.; DE GROOT, A. M. B. (Eds.) Handbook of Bilingualism: Psycholinguistic Approaches. New

York, NY: Oxford University Press, 2005.

KROLL, J. F.; STEWART, E. Category interference in translation and picture naming: Evidence for

asymmetric connections between bilingual memory representations. Journal of Memory and

Language, n. 33, 149-174, 1994.

LEVELT, W. J.M. '1951', A History of Psycholinguistics: The Pre-Chomskyan Era (Oxford, 2012; online

ed., Oxford Academic, 24 Jan. 2013). DOI:

https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199653669.003.0001

LIMBERGER, B.; TOASSI, P.; KLEIN, A. (orgs.) Bilinguismo e leitura: contribuições da Psicolinguística.

São Paulo: Pontes, no prelo.

MAIA, M. (Org.). Psicolinguística: Diversidades, interfaces e aplicações. São Paulo: Editora

Contexto, 2022.

MAIA, M. (Org.). Psicolinguística e Educação. São Paulo: Mercado de Letras, 2018.

MAIA, M. Sintaxe Experimental. In: OTHERO, G. A.; KENEDY, E. (Orgs.) Sintaxe, sintaxes: uma

introdução. São Paulo: Editora Contexto, 2015. p.51-72.

MAIA, M. A. R.; FINGER, I. (Orgs.). Processamento da Linguagem. 1a. ed. Pelotas: EDUCAT, 2005.

MARR, D. Vision: A computational investigation into the human representation and processing of

visual information. San Francisco, CA: W.H. Freeman & Co., 1982.

MCCLAMROCK, R. Marr's three levels: A re-evaluation. Minds and Machines, v. 1, 185–196, 1991.

DOI: https://doi.org/10.1007/BF00361036

MOTA, M.B.; NAME, C. (Orgs.) Interface linguagem e cognição: contribuições da Psicolinguística.

Tubarão: Copiart, 2019.

OLIVEIRA, C. S. F.; SÁ, T. M. M. (Orgs.). Métodos experimentais em psicolinguística. São Paulo: Pá

de Palavra, 2022.

OLIVEIRA, C. S. F.; SÁ, T. M. M. (Orgs.). Psicolinguística em Minas Gerais. Contagem: CEFET-MG,

SCHWIETER, J. W. (Ed.) The Cambridge Handbook of Bilingual Processing. Cambridge Handbooks in

Language and Linguistics. Cambridge University Press, 2015. p. 29-84.

SPIVEY, M.; CARDON, C. Methods for studying adult bilingualism. In: SCHWIETER, J. W. (Eds.). The

Cambridge Handbook of Bilingual Processing. Cambridge Handbooks in Language and Linguistics.

Veredas – Revista de Estudos Linguísticos | E-ISSN: 1982-2243 | v.27, n.1, 2023 e2668 14 de 14

Cambridge University Press, 2015. p. 108-132.

WEINREICH, U. Languages in contact: Findings and problems. The Hague, The Netherlands:

Mouton, 1953.

Downloads

Publicado

2023-07-04