Reflexões em torno da (des)atualidade de um material didático on-line: um olhar para o CEPI-Português dez anos depois

Autores

  • Matheus Granato Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr/UNESP) https://orcid.org/0000-0002-7210-6328
  • Ayane Camila de Araújo Silva Senac Roraima
  • Elom de Paulo Andrade de Almeida Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos.
  • Mariana Bulegon Universidade do Vale do Rio dos Sinos https://orcid.org/0000-0002-1064-1691
  • Natália da Rocha Vicensoni Faculdade de Letras, Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Carla Lucie Wendling Pacheco Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-8924-2430

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2021.v25.35868

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar e discutir a (des)atualidade dos materiais didáticos de um curso on-line de português para falantes de espanhol, o CEPI-Português, cerca de dez anos depois de sua criação. O estudo se baseia em uma reconstrução narrativa do percurso de revisão e atualização do curso, no âmbito da Rede IsF, e em uma análise documental dos registros de alterações implementadas. Os dados são discutidos com base na Pedagogia dos Multiletramentos (DIONISO, 2011; ROJO, BARBOSA, 2015). Os resultados apontam a uma atualidade geral do curso, em seus objetivos e estrutura macro, com desatualizações pontuais, motivadas por aspectos de ordem, principalmente, técnica, mas também informacional e sócio-discursiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ayane Camila de Araújo Silva, Senac Roraima

 Licenciada em Letras - Português/Literatura pela Universidade Federal de Roraima. Professora de português como língua de acolhimento no Senac RR.

Elom de Paulo Andrade de Almeida, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos.

Licenciado em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de São Carlos. Mestrando em Linguística pela mesma instituição.

Mariana Bulegon, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Licenciada em Letras - Português e Espanhol (2017) pela UFRGS e mestra em Linguística Aplicada (2021) pela mesma instituição. Atualmente é professora bilíngue na UNISINOS.

Natália da Rocha Vicensoni, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciada em Letras - Português pela Universidade Federal de Juiz de Fora. 

Carla Lucie Wendling Pacheco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

2022-03-30