Experiências interculturais e decoloniais de ensino-aprendizagem de Português como Língua Adicional durante uma escola virtual de verão
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-2243.2021.v25.35845Resumo
A partir de dois cursos de Português como Língua Adicional (elementar e intermediário) ofertados durante a Summer School on Brazilian Studies (SSBS), promovida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e destinados a alunos internacionais durante o ensino remoto decorrente da pandemia de covid-19, procuramos descrever a construção dos cursos, bem como analisar marcas de interculturalidade (MAHER, 2007), decolonialidade (QUIJANO, 2000; CANDAU; RUSSO, 2010; MALDONADO-TORRES, 2019) e Letramento Crítico (FREIRE, 1989; STREET, 2001; 2013; CASTANHEIRA; DIXON, 2007) nas atividades finais dos educandos. Verificamos que a noção de Brasil foi ampliada através dos eventos de letramentos propostos e que existem ecos coloniais que rodeiam não só o imaginário brasileiro, mas também o dos países de origem dos participantes.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem de Português como Língua Adicional; Ensino remoto; Interculturalidade; Estudos Decoloniais; Letramento Crítico.