A aquisição da competência metagenérica na escrita de uma carta de leitor
um estudo de caso no contexto de ensino de Português Brasileiro como Língua Adicional
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-2243.2021.v25.35496Resumo
Neste artigo, objetivamos analisar como uma estudante de português brasileiro como língua adicional, a partir da imersão nas cenas genérica e referencial da carta de leitor, amplia sua competência metagenérica no gênero em questão. Para tanto, propusemos, no âmbito teórico, uma articulação entre a teoria de gêneros e as noções de competência metagenérica, de cena genérica e de cena referencial; e, no âmbito metodológico, um curso de português brasileiro como língua adicional fundamentado no modelo de sequências didáticas (DOLZ et al., 2004). Em suma, os resultados revelaram que, ao final do curso, cujo foco foi a leitura e a produção de textos jornalísticos, nossa colaboradora demonstrou ampliação de sua competência metagenérica.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2022-03-30
Edição
Seção
Artigos