Footing, estrutura de participação e formato de produção no espaço on-line: um estudo da interação no Facebook

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2021.v25.33805

Resumo

Este artigo pretende investigar a interação on-line (re)discutindo os conceitos de footing, estrutura de participação e formato de produção do sociólogo canadense Goffman (1981). Assim, propomos uma análise exploratória de posts publicados no Facebook a fim de identificar características das interações on-line e demonstrar como elas reconfiguram as noções de ouvinte, falante e interação. Os resultados das análises demonstram que os affordances - as percepções de possibilidades de uso - de sites de redes sociais provocam readequações nos conceitos de falante e ouvinte para pensar a linguagem on-line, sobretudo devido ao enfraquecimento da noção de participantes não ratificados, perante à realidade das mídias sociais da internet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kazue Saito Monteiro de Barros, Universidade Federal de Pernambuco

É doutora em Language and Linguistics pela University of Essex (UK), professora titular da Universidade Federal de Pernambuco no Departamento de Letras e Programa de Pós-graduação em Letras.

Downloads

Publicado

2021-08-17