Footing, estrutura de participação e formato de produção no espaço on-line: um estudo da interação no Facebook

Autores

  • Ricardo Rios Barreto Filho Universidade Federal de Pernambuco
  • Kazue Saito Monteiro de Barros Universidade Federal de Pernambuco http://orcid.org/0000-0001-9024-6239

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2021.v25.33805

Resumo

Este artigo pretende investigar a interação on-line (re)discutindo os conceitos de footing, estrutura de participação e formato de produção do sociólogo canadense Goffman (1981). Assim, propomos uma análise exploratória de posts publicados no Facebook a fim de identificar características das interações on-line e demonstrar como elas reconfiguram as noções de ouvinte, falante e interação. Os resultados das análises demonstram que os affordances - as percepções de possibilidades de uso - de sites de redes sociais provocam readequações nos conceitos de falante e ouvinte para pensar a linguagem on-line, sobretudo devido ao enfraquecimento da noção de participantes não ratificados, perante à realidade das mídias sociais da internet.

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Biografia do Autor

Kazue Saito Monteiro de Barros, Universidade Federal de Pernambuco

É doutora em Language and Linguistics pela University of Essex (UK), professora titular da Universidade Federal de Pernambuco no Departamento de Letras e Programa de Pós-graduação em Letras.

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Publicado

2022-03-30