9) Aplicação de Redes Bayesianas e de tipos ontológicos a partir de um lexema para estimar a pertinência a um Frame Semântico

Autores

  • Alexandra Moreira (UFJF)
  • Maria Margarida Martins Salomão (FrameNet Brasil / UFJF)
  • Alcione de Paiva Oliveira (UFV)

Resumo

Inglês:  The work presented in this paper is part of a broader research project that seeks to define a framework to in corporate the use of ontological types associated with lexemesso as to assist in detecting the presence and establishing the boundaries of a frame, seeking the development of a FrameNet with higher methodological rigorousness. This article presents, through a case study, the application of data mining tools and probabilistic, which, using only the ontological types, point to the possibility of estimating the degree ofrelevance of a sentence in a particular frame. The implementation of the technique on the test set achieved a hitrate of 85.7%, which indicates that the technique has a good potential for use.
KEYWORDS: Frame Semantics; FrameNet Ontology; Bayesian Networks.


Tradução:
O trabalho apresentado neste artigo está inserido em uma pesquisa mais ampla que busca definir um framework para inserir o uso de tipos ontológicos associados aos lexemas de enunciados de modo a auxiliar na detecção da ocorrência e no estabelecimento das fronteiras de um frame, buscando a elaboração de uma FrameNet com maior rigor metodológico. Neste artigo é apresentada, por meio de um estudo de caso, a aplicação de ferramentas de mineração de dados e inferência probabilística que, fazendo uso apenas de tipos ontológicos, demonstram ser possível estimar o grau de pertinência de uma sentença em um determinado frame. A execução da técnica sobre o conjunto de teste obteve uma taxa de acerto de 85,7%, o que indica que a técnica possui um bom potencial de utilização.
PALAVRAS-CHAVE: Semântica de Frames; FrameNet; Ontologia; Redes Bayesianas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-22

Edição

Seção

PART II – APPLYING FRAMENET