8) Explorando a relação entre língua e cognição na interface: o conceito de interpretabilidade e suas implicações para as teorias do processamento e da aquisição da linguagem

Autores

  • Letícia M. Sicuro Corrêa (UC-Rio/LAPAL)

Resumo

Inglês: The relationship between theories of language and theories of language processing is discussed in the light of the Minimalist Program, which introduces legibility conditions at the interfaces as an adequacy criterion to be satisfied by a cognitive model of language. The concept of interpretability (Chomsky, 1995) is focused and the way the model of language might be inserted into production and comprehension models is considered. It is argued that this sort of between-model relationship is crucial to the understanding of the process of language acquisition.
Key-word: legibility conditions; cognitive models of language; relationship between language and processing models.


Tradução:
A relação entre teorias de língua e de processamento lingüístico é discutida a partir da proposta do Programa Minimalista de introduzir condições de legibilidade nas interfaces da língua com sistemas de desempenho, como critério de validação empírica de um modelo cognitivo de língua. Considera-se, em particular, o conceito de interpretabilidade (Chomsky, 1995) e apresenta-se, em linhas gerais, o modo como um modelo de língua pode ser compatibilizado com modelos de produção e de compreensão. Argumenta-se que esse tipo de articulação é crucial para o entendimento do processo de aquisição da linguagem.
Palavras-chave: condições de legibilidade; modelos cognitivos de língua; relação modelos de língua/modelos de processamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-21

Edição

Seção

Artigos